Crenças docentes sobre Alfabetização Econômica: desafios e perspectivas no contexto da Educação Infantil

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Núbia dos Santos Oliveira
Irani Lauer Lellis
Maria Daniela Guzman Barillas

Resumo

As crenças guiam as práticas docentes, inclusive no âmbito da alfabetização econômica. Este estudo objetivou compreender as crenças e práticas de docentes atuantes na educação infantil sobre alfabetização econômica-AE. Participaram duas docentes, que atendem crianças de 4 a 5 anos de um Centro Municipal de Educação Infantil, em Santarém – Pará. Utilizou-se roteiro de entrevista semiestruturada e analisou-se mediante a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC. Os resultados apontaram para um incipiente conhecimento sobre AE, pois, as crenças manifestadas sobre AE limitaram-se ao senso comum; evidenciaram-se práticas que se limitam ao diálogo sem ações intencionais e sistematizadas. Infere-se que uma das premissas do presente estudo reside na importância da inserção da temática AE no currículo escolar, contribuindo na ampla exploração das crenças e práticas docentes. Para tanto, o investimento na formação docente seria necessário, contribuindo, portanto, no desenvolvimento integral da criança.

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Como Citar
Oliveira, N. dos S., Lellis, I. L., & Barillas, M. D. G. (2023). Crenças docentes sobre Alfabetização Econômica: desafios e perspectivas no contexto da Educação Infantil. Ensino Em Re-Vista, 30(Contínua), e003. https://doi.org/10.14393/ER-v30a2023-3
Seção
DEMANDA CONTÍNUA

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