Brasil entre o passado e o futuro: o que temos e o que queremos

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Egeslaine de Nez
http://orcid.org/0000-0002-0316-0080
Odorico Ferreira Cardoso Neto
https://orcid.org/0000-0002-0104-2945
Warley Carlos de Souza
https://orcid.org/0000-0003-3057-2045

Resumo

Este artigo objetiva discutir o que sentimos falta com relação às mudanças no sistema educacional brasileiro, levando em conta os dados existentes nos últimos governos (Bolsonaro, Dilma e Lula), especificamente sobre a Educação Básica e Superior. Metodologidamente, é um ensaio teórico  (pesquisa bibliográfica e documental) com abordagem de análise crítica. A justificativa para esse estudo são as políticas promovidas pelo governo atual que provocam, em nível nacional e internacional, um amplo debate na mídia e nas comunidades científicas. Além de uma possibilidade de refletir sobre o contexto da pandemia e as inseguranças geradas pela ausência de ações governamentais. O levantamento identifica que não há um sistema nacional que coordene as responsabilidades pela educação brasileira. Além disso, há extrema confusão no atual governo, falta investimento público, disputa de um projeto político-ideológico, entre outros fatores que impossibilitam a gestão da educação no país de forma democrática.

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Como Citar
Nez, E. de ., Cardoso Neto, O. F., & Souza, W. C. de . (2021). Brasil entre o passado e o futuro: o que temos e o que queremos. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e056. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-56
Seção
DOSSIÊ - MUDANÇAS NO SISTEMA EDUCIONAL: DO QUE SENTIMOS FALTA?

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