Dados de uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de violência, no Ensino de História
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo apresenta uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de cunho violento presentes em livros de História. Para tanto, se serve de uma imagem colhida no livro História Sociedade & Cidadania, La Paraguaya, do artista uruguaio Juan Manuel Blanes, datada do ano de 1880. O aporte teórico acerca da leitura de imagens serve-se de Burke (2004), Santaella (2012) e Bittencourt (2009); sobre o uso da imagem como ferramenta pedagógica em sala de aula, referencia-se em Fonseca (2003), Monteiro e Penna (2011), Alvarenga e Araújo (2006). A atividade didática mostrou que as imagens prendem a atenção do alunado para o fato de a violência existir e estar presente, por vezes, de modo, subliminar, inclusive nos livros didáticos.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 2ª ano – Ensino Médio. 1ed. São Paulo: FTD, 2013.
BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos; revisão técnica Daniel Aarão Reis Filho. Bauru, SP: EDUSC, 2004.
ELLOA, Emmanuel. Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar. In: Pensar a imagem/ Emmanuel Alloa (Org). 1ª. ed.; 2ª. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
BOEHM, Gottfried. Aquilo que se mostra. Sobre a diferença icônica. In: Pensar a imagem/ Emmanuel Alloa (Org). 1ª. ed.; 2ª. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.
FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico.
MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. In:_______. Educação e Realidade. Porto Alegre, v.36, nº. 1, p.191-211, jan./abr., 2011.
SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
SANTAELLA, Lucia & NÖTH, Winfried. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.
TAMANINI, Paulo Augusto. O Holodomor e a memória da fome dos ucranianos (1931-1933): o ressentimento na História. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduação de História, v. 64, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v64p154-184.
TAMANINI, Paulo Augusto; MORAIS, Ana Meyre de. O ensino de História e as imagens postas: a redenção de Caim como fonte de (des) informação sobre a escravidão no Brasil. In: Proposituras: ensino e saberes sob um enfoque interdisciplinar. Paulo Augusto Tamanini. (Org.). São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.