Dados de uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de violência, no Ensino de História

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Paulo Augusto Tamanini
Ana Meyre de Morais

Resumo

O artigo apresenta uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de cunho violento presentes em livros de História. Para tanto, se serve de uma imagem colhida no livro História Sociedade & Cidadania, La Paraguaya, do artista uruguaio Juan Manuel Blanes, datada do ano de 1880. O aporte teórico acerca da leitura de imagens serve-se de Burke (2004), Santaella (2012) e Bittencourt (2009); sobre o uso da imagem como ferramenta pedagógica em sala de aula, referencia-se em Fonseca (2003), Monteiro e Penna (2011), Alvarenga e Araújo (2006). A atividade didática mostrou que as imagens prendem a atenção do alunado para o fato de a violência existir e estar presente, por vezes, de modo, subliminar, inclusive nos livros didáticos.

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Como Citar
Tamanini, P. A. ., & Morais, A. M. de . (2021). Dados de uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de violência, no Ensino de História . Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e039. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-39
Seção
ARTIGOS DE DEMANDA CONTÍNUA

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