Dados de uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de violência, no Ensino de História

Conteúdo do artigo principal

Paulo Augusto Tamanini
https://orcid.org/0000-0001-6963-2952
Ana Meyre de Morais
http://orcid.org/0000-0001-7394-0579

Resumo

O artigo apresenta uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de cunho violento presentes em livros de História. Para tanto, se serve de uma imagem colhida no livro História Sociedade & Cidadania, La Paraguaya, do artista uruguaio Juan Manuel Blanes, datada do ano de 1880. O aporte teórico acerca da leitura de imagens serve-se de Burke (2004), Santaella (2012) e Bittencourt (2009); sobre o uso da imagem como ferramenta pedagógica em sala de aula, referencia-se em Fonseca (2003), Monteiro e Penna (2011), Alvarenga e Araújo (2006). A atividade didática mostrou que as imagens prendem a atenção do alunado para o fato de a violência existir e estar presente, por vezes, de modo, subliminar, inclusive nos livros didáticos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Tamanini, P. A. ., & Morais, A. M. de . (2021). Dados de uma atividade pedagógica para a leitura de imagens de violência, no Ensino de História . Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e039. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-39
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

Referências

ALVARENGA, Georfravia Montoza; ARAÚJO, Zilda Rossi. Portfólio: conceitos básicos e indicações para utilização. Estudos em avaliação educacional. v. 17, nº. 33, jan./abr., 2006. DOI: https://doi.org/10.18222/eae173320062131.

BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3ª. ed. São Paulo: Cortez, 2009.

BOULOS JÚNIOR, Alfredo. História sociedade & cidadania: 2ª ano – Ensino Médio. 1ed. São Paulo: FTD, 2013.

BURKE, Peter. Testemunha ocular: história e imagem. Tradução Vera Maria Xavier dos Santos; revisão técnica Daniel Aarão Reis Filho. Bauru, SP: EDUSC, 2004.

ELLOA, Emmanuel. Entre a transparência e a opacidade – o que a imagem dá a pensar. In: Pensar a imagem/ Emmanuel Alloa (Org). 1ª. ed.; 2ª. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

BOEHM, Gottfried. Aquilo que se mostra. Sobre a diferença icônica. In: Pensar a imagem/ Emmanuel Alloa (Org). 1ª. ed.; 2ª. reimp. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2017.

FONSECA, Selva Guimarães. Didática e prática de ensino de história: experiências, reflexões e aprendizados. Campinas, SP: Papirus, 2003. Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico.

MONTEIRO, Ana Maria Ferreira da Costa; PENNA, Fernando de Araújo. Ensino de História: saberes em lugar de fronteira. In:_______. Educação e Realidade. Porto Alegre, v.36, nº. 1, p.191-211, jan./abr., 2011.

SANTAELLA, Lucia. Leitura de imagens. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.

SANTAELLA, Lucia & NÖTH, Winfried. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Iluminuras, 1998.

TAMANINI, Paulo Augusto. O Holodomor e a memória da fome dos ucranianos (1931-1933): o ressentimento na História. Projeto História: Revista do Programa de Estudos Pós-Graduação de História, v. 64, 2019. DOI: https://doi.org/10.23925/2176-2767.2019v64p154-184.

TAMANINI, Paulo Augusto; MORAIS, Ana Meyre de. O ensino de História e as imagens postas: a redenção de Caim como fonte de (des) informação sobre a escravidão no Brasil. In: Proposituras: ensino e saberes sob um enfoque interdisciplinar. Paulo Augusto Tamanini. (Org.). São Carlos: Pedro & João Editores, 2018.