Professores de ensino religioso: estudo exploratório sobre sua atuação profissional
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo tem como objeto de análise a atuação profissional dos professores da disciplina de Ensino Religioso na rede municipal de uma cidade no Estado do Ceará e objetiva compreender a percepção destes sobre o Ensino Religioso e o modo como eles constroem suas práticas pedagógicas, tomando como base teórica o debate sobre desenvolvimento profissional docente (MARCELO, 2009; NÓVOA, 2009, FORMOSINHO, 2009; IMBERNÓN, 2011). Nesta pesquisa qualitativa exploratória, os dados foram produzidos por meio de um questionário on line, respondido por 30 professores. Os resultados demonstraram que os professores vivenciam em seu trabalho a precarização, a falta de apoio institucional e uma busca solitária e individual de construção dos aportes teórico-metodológicos para a disciplina. Concluímos que faz-se necessário realizar políticas de gestão e acompanhamento formativo destes docentes, de modo que as problemáticas no âmbito desta disciplina possam ser minoradas.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
AMARAL, D. P.; OLIVEIRA, R. J. ; SOUZA, E. C. F. Argumentos para a formação do professor de ensino religioso no projeto pedagógico do curso de Ciências das Religiões da UFPB: que docente se pretende formar?. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, Brasília, v. 98, n. 249, p. 270-292, ago. 2017. DOI: https://doi.org/10.24109/2176-6681.rbep.98i249.2628.
ARAÚJO, N. L. O ciclo de vida da carreira profissional do docente de ensino religioso. 2014, 131f. Dissertação (Mestrado em Ciências das Religiões) - Centro de Educação. Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília,
MEC/CONSED/UNDIME, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_publicacao.pdf. Acesso em: 12 out.2019.
BREZEZINSKI, I. (Org.) Profissão Professor: Identidades e profissionalização docente. Brasília: Plano Editora, 2002.
CUNHA, L. A. O Sistema Nacional de Educação e o Ensino Religioso nas escolas públicas. Educação e Sociedade, Campinas, v. 34, n. 124, p. 925-941, jul./set. 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302013000300014.
FARIAS, I. M. S.; SALES, J. O. C.; BRAGA, M. M. S.; FRANÇA, M. S. L. Didática e docência: aprendendo a profissão. 4ª edição. Brasília: Liber Livro, 2014.
FARIAS, I. M. S.; ROCHA, C. C. T.. Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica: Reflexões a partir da experiência no PIBID. Revista Reflexão e Ação, Santa Cruz do Sul, v. 24, n. 3, p.123 - 140, set./dez. 2016. DOI: http://dx.doi.org/10.17058/rea.v24i3.7524.
FORMOSINHO, J. (Coord.) Formação de professores: aprendizagem profissional e acção docente. Portugal: Porto Editora, 2009.
GARCÍA, C. M. Formação de professores: para uma mudança educativa. Colecção ciências da educação para o século XXI. Porto, Portugal: Porto Editora, 1999.
GATTI, B. Questões: professores. Escolas e contemporaneidade. In: ANDRÉ, M.(Org.) Práticas inovadoras na formação de professores. Campinas, São Paulo: Papirus, 2016.p. 35-47.
GIBBONS, J. D.; CHAKRABORTI, S. Nonparametric Statistical Inference, New York: Marcel Dekker Inc, 2003.
HOBOLD, M. S.; FARIAS, I. M. S. Didática e formação de professores: contributos para o desenvolvimento profissional docente no contexto das DCNs. Revista Cocar, Belém, Edição Especial, nº.8, p.102-125, jan./abr./2020.
IACZINSKI, I. Ensino Religioso: entre o prescrito e as práticas docentes. 2013. 113 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Centro de Ciências da Educação, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
IMBERNÓN, F. Formação continuada de professores. Porto alegre: Artmed, 2010.
LEÃO, F. D.P. O diálogo inter-religioso na prática pedagógica dos professores da Rede Pública Municipal de Fortaleza. 2016. 148f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza –CE.
MARTINS FILHO, L. J. Tem azeite na botija?: Ensino religioso nos anos iniciais do ensino fundamental em Florianópolis-SC. 2009. 153f. Tese (Doutorado em Teologia) – Escola Superior de Teologia, Instituto Ecumênico de Pós-graduação, São Leopoldo- RS.
NÓVOA, A.(Org.) Os professores e a sua formação. Portugal: Porto, 1992.
NÓVOA, A.(Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2000.
OLIVEIRA, A. M.. Relações de gênero e orientação sexual no currículo da disciplina de Ensino Religioso em escolas estaduais e municipais de Recife. HORIZONTE - Revista de Estudos de Teologia e Ciências da Religião, v. 13, n. 39, p. 1510-1533, 1 out. 2015. DOI: https://doi.org/10.5752/P.2175-5841.2015v13n39p1510.
PIMENTA, S. G. Formação de professores: identidade e saberes da docência. In: PIMENTA, S. G. (Org.). Saberes pedagógicos e atividade docente. São Paulo: Cortez Editora, 1999. p. 15-34.
SILVA, M. Em Busca do Significado do Ser Professor do Ensino Religioso. João Pessoa: Ed. Universitária UFPB, 2010.
SOARES, A. M. L. Religião & Educação: da Ciência da Religião ao Ensino Religioso. São Paulo: Paulinas, 2010.
SOUSA, E. F. Narrativas de vida e processo de espiritualização dos professores do ensino religioso. 2011. 175f. Dissertação (Mestrado em Educação Brasileira) – Universidade Federal do Ceará, Fortaleza-CE.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 17ª edição. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
TARDIF, M.; RAYMOND, D. Saberes, tempo e aprendizagem do trabalho no magistério. Educação & Sociedade, ano 23, n. 73, p. 209-244, dez, 2000. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302000000400013.
TARDIF, M.; LESSARD, C. O trabalho docente. Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humanas. Petrópolis, RJ: Vozes, 2011.
VEIGA, I. P. A. Docência como Atividade Profissional. In: VEIGA, I. P. A.; D’ÁVILA, C. M. (Orgs.). Profissão Docente: novos sentidos, novas perspectivas. 2ª edição. Campinas, SP: Ed. Papirus, 2010 (Coleção Magistério: Formação e Trabalho Pedagógico).