Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos

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Wagner Rodrigues Valente
http://orcid.org/0000-0002-2477-6677
Jefferson dos Santos Ferreira
http://orcid.org/0000-0001-7684-7716

Resumo

Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa cujo foco tratou da graduação do ensino de aritmética proposta no manual Como se ensina aritmética, de Faria de Vasconcelos. O tema mostrou-se importante tendo em vista as transformações da aritmética a ser ensinada nos primeiros anos escolares em tempos da chamada pedagogia científica. Tal análise foi feita a partir da perspectiva de um referencial teórico-metodológico que leva em conta os saberes profissionais da docência. Como resultados, evidencia-se uma reorganização da aritmética do curso primário sob o impacto da psicologia experimental de base estatística. Tais transformações mostram-se de modo mais explícito na nova graduação do ensino escolar proposta por Faria de Vasconcelos.

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Como Citar
Valente, W. R. ., & Ferreira, J. dos S. . (2021). Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e027. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-27
Seção
DOSSIÊ - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

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