Como se ensina aritmética? Elementos de uma aritmética para ensinar no manual de Faria de Vasconcelos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste artigo são apresentados resultados de uma pesquisa cujo foco tratou da graduação do ensino de aritmética proposta no manual Como se ensina aritmética, de Faria de Vasconcelos. O tema mostrou-se importante tendo em vista as transformações da aritmética a ser ensinada nos primeiros anos escolares em tempos da chamada pedagogia científica. Tal análise foi feita a partir da perspectiva de um referencial teórico-metodológico que leva em conta os saberes profissionais da docência. Como resultados, evidencia-se uma reorganização da aritmética do curso primário sob o impacto da psicologia experimental de base estatística. Tais transformações mostram-se de modo mais explícito na nova graduação do ensino escolar proposta por Faria de Vasconcelos.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ALMEIDA, D. H.; LEME DA SILVA, M. C. Alfredina de Paiva e Souza e o Instituto de Educação do Rio de Janeiro: a vanguarda da tabuada na era dos testes. Caminhos da Educação Matemática em Revista, Aracaju, v. 1, n. 1, p. 48-70, mai. 2014. Disponível em:
BASSINELLO, I. Lourenço Filho e a matematização da Pedagogia: dos testes psicológicos para os testes pedagógicos. 2014. 116 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2014.
BERTINI, L. F.; MORAIS, R. S.; VALENTE, W. R. A matemática a ensinar e a matemática para ensinar – novos estudos sobre a formação de professores. São Paulo: Livraria da Física Editorial, 2017.
BOTO, C. A civilização escolar pelos compêndios didáticos de formação de professores. Educar em Revista, Curitiba, v. 34, n. 70, p. 115-178, jul./ago. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/0104-4060.58075. Disponível em:
CAMPOS, A. M. A. José Ribeiro Escobar: trajetória intelectual e profissional (1903 – 1938). 2018. 157 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2018.
CHARTIER, R. Formas e sentido. Cultura escrita: entre distinção e apropriação. Campinas, SP: Mercado de Letras; Associação de Leitura do Brasil (ALB), 2003. – (Coleção Histórias de Leitura).
ESCOBAR, J. R. A construção científica dos programas: I parte – O problema teórico: as bases psico-sociológicas dos programas. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado, 1934.
FERREIRA, J. S.; VALENTE, W. R. Miguel Aguayo e as mudanças no saber profissional do professor que ensina aritmética. Revista Eletrônica de Educação Matemática, Florianópolis, v. 15, p. 1-18, 2020. DOI: https://doi.org/10.5007/1981-1322.2020.e66753. Disponível em:
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, SP: Livraria da Física Editorial, 2017a. p.113-172.
HOFSTETTER, R.; SCHNEUWLY, B. Disciplinarização e disciplinação: as ciências da educação e as didáticas das disciplinas sob análise. In: HOFSTETTER, R.; VALENTE, W. R. (org.). Saberes em (trans)formação: tema central da formação de professores. São Paulo, SP: Livraria da Física Editorial, 2017b. p. 21-54.
JULIA, D. A cultura escolar como objeto histórico. Revista Brasileira de História da Educação, Maringá, v. 1, n. 1, p. 9-43. 2001. Disponível em:
MACIEL, V. B. Elementos do saber profissional do professor que ensina Matemática: uma aritmética para ensinar nos manuais pedagógicos (1880 – 1920). 2019. 312 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Programa de Pós-Graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência, Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2019.
MARQUES, J. A. O. Manuais pedagógicos e as orientações para o ensino de matemática no curso primário em tempos de Escola Nova. 2013. 131 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2013.
MARQUES, J. A. O. Faria de Vasconcelos e as diretrizes da pedagogia científica na formação matemática do professor primário (1909-1960). 2018. 167 f. Tese (Doutorado em Educação, Arte e História da Cultura) – Universidade Presbiteriana Mackenzie, São Paulo, 2018.
MONARCHA, C. Brasil arcaico, Escola Nova: ciência, técnica e utopia nos anos 1920-1930. São Paulo, SP: Editora Unesp, 2009.
PINHEIRO, N. V. L. A aritmética sob medida: a matemática em tempos de pedagogia científica. 2017. 224 f. Tese (Doutorado em Ciências) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2017.
SOARES, M. G. A aritmética de Lourenço Filho: Um estudo sobre as dinâmicas de transformações do saber escolar em face de uma nova pedagogia. 2014. 107 f. Dissertação (Mestrado em Ciências) – Universidade Federal de São Paulo, Guarulhos, 2014.
VALENTE, W. R. A era dos tests e a pedagogia científica: um tema para pesquisas na Educação Matemática. Acta Scientiae, Canoas, v. 16, n. 1, p. 11-26, jan./abr. 2014. Disponível em:
VALENTE, W. R. Programas de ensino e manuais escolares como fontes para estudo da constituição da matemática para ensinar. Alexandria, Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, 2019. Disponível em:
VASCONCELOS, F. Como se ensina aritmética. Lisboa: Livraria Clássica Editora, 1933. (Biblioteca de cultura pedagógica).