O livro "Didática Matemática Heurística" de Pedro Puig Adam

Conteúdo do artigo principal

Maria Teresa González Astudillo
https://orcid.org/0000-0003-4800-365X
Myriam Codes Valcarce
https://orcid.org/0000-0002-9528-0564

Resumo

O livro “Didáctica Matemática Eurística” constitui um documento que mostra o grande trabalho de ensino do professor Pedro Puig Adam na Espaha. Neste trabalho, analisamos os capítulos do ponto de vista da didáctica da matemática. O conteúdo dos capítulos corresponde ao Bacherelato da Espanha no Século XX. Tal análise nos permite redescobrir os conteúdos matemáticos e desvendar a orientação didática que foi dada, o uso de materiais didáticos, o papel ativo do aluno, bem como o conhecimento das limitações dos alunos e suas dificuldades. Assim, três dimensões são mostradas de acordo com o autor: instrutiva, hermenêutica e histórica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Astudillo, M. T. G. ., & Valcarce, M. C. . (2021). O livro "Didática Matemática Heurística" de Pedro Puig Adam. Ensino Em Re-Vista, 28(Contínua), e019. https://doi.org/10.14393/ER-v28a2021-19
Seção
DOSSIÊ - HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA

Referências

BJARNADÓTTIR, K. Mathematics education in twentieth century Iceland – Ólafur Daníelsson’s impact. In Bjarnadóttir, K. Furinguetti, F. Prytz, J. Schubring, G. (eds). Dig where you stand, 3. Proceedings of the Third International Conference on the History of Mathematics Education, Uppsala, Sweden: Uppsala University, 2015, p. 65-80.

DE BOCK, D.; VANPAEMEL, G. The belgian journal mathematica & paedagogia (1953-1974): A forum for the national and international scene in mathematics education. In Barbin, E. Jankvist U.T. y Kjeldsen T.H. (eds.) Proceedings of the seventh European Summer University, Copenhagen: Aarhus University, 2015, p. 723-734.

DÍAS, A. L. Martha Dantas at Center International d’Études Pédagogiques (Sévres, 1953): a contribution for the history of Mathematics Education in Brazil. In Bjarnadóttir, K. Furinghetti, F. Matos J.M. and Schubring G. (eds.) Dig where you Stand, 2. Proceedings of the Second International Conference on the History of Mathematics Education. Caparica: UIED, 2012, p. 141-148.

GONZÁLEZ, M. T. Las ideas sobre la educación matemática de Pedro Puig Adam ¿precursoras de la matemática moderna? Quadrante, [S. l.], v. 17, n. 1, p. 93-108, 2008. Disponível em: https://quadrante.apm.pt/index.php/quadrante/article/view/165.

GONZÁLEZ, M. T. Notebooks as a teaching methodology. A glance through the practice of professor Cuesta (1907-1989). Paper presented in the Topic Study Group 35 at the 12th International Congress on Mathematics Education. Soul, Korea: Proceedings, 2012, p. 6946-6955.

GONZÁLEZ, M. T. Las historias de vida como metodología para la investigación en historia de la educación matemática. El caso del profesor Cuesta Durati (1907-1989). Revista Sigma, Nariño, v. 11, n. 1, p. 1-9, 2013.

GONZÁLEZ, M. T.; CODES, M. Lecciones de Aritmética de Pedro Puig Adam. En CHAQUIAM, M.; ABREU, I.; VALENTE, W. Anais III Congresso Iberoamericano Historia da Educação Matemática, Belem, Brasil, 2016, p. 78-90.

PARI, A. Historia de vida y metodología de enseñanza de la matemática de Jaime Alfonso Escalante Gutiérrez. 2011. Tesis (Doctorado del Departamento de Didáctica de las Matemáticas y de las Ciencias Experimentales). Universidad de Salamanca, Salamanca, 2011. DOI: http://doi.org/10.14201/gredos.110553.

PUIG ADAM, P. Didáctica matemática eurística. Madrid: Instituto de formación del profesorado de enseñanza laboral, 1956.

PUIG ADAM, P. Les mathématiques et le concret. Mathematica & Paedagogia, n. 12, p. 62-65, 1957.

PUIG ADAM, P. L’aire des polygones au geoplan. Mathematica & Paedagogia, n. 15, p. 44-47, 1958.

REY PASTOR, J.; PUIG ADAM, P. Lecciones de Aritmética. Madrid: A. Marzo. Colección Elemental Intuitiva, 1932.

REY PASTOR, J.; PUIG ADAM, P. Aritmética y geometría. Madrid: A. Marzo. Colección Elemental Cíclica, 1933.

ESPAÑA, Decreto de 29 de agosto de 1934 (Gaceta de Madrid 30 de agosto de 1934). 1934.

UTANDE, M. Planes de estudio de enseñanza media. Madrid: MEC, 1964.

VALENTE, W. Documentos de professores como fontes para a histórica da educação matemática: O Arquivo Pessoal de Euclides Roxo-APER. Zetetike, v. 12, n. 21, p. 35-56, 2004.

VALENTE, W. Osvaldo Sangiorgi e o movimiento da matemática moderna no Brasil. Revista Diálogo Educacional, v. 8, n. 25, p. 583-613, 2008. DOI: https://doi.org/10.7213/rde.v8i25.3724.

VALENTE, W. Programas e libros didáticos modernos para o ensino de matemática no Brasil: de Euclides Roxo a Osvaldo Sangiorgi. In MATOS J.M.; VALENTE W. (eds.) A reforma da Matemática Moderna em contextos ibero-americanos, Lisboa: Universidade Nova de Lisboa, 2010, p. 77-102.

VANPAEMEL, G.; DE BOCK, D.; VERSCHAFFEL, L. Defining modern mathematics: Willy Servais (1913-1979) and mathematical curriculum reform in Belgium. In Bjarnadóttir, K.; FURINGHETTI, F.; MATOS J.M.; SCHUBRING, G. (eds.) Dig where you Stand, 2. Proceedings of the Second International Conference on the History of Mathematics Education. Caparica: UIED, 2012, p. 485-505.