Doenças Crônicas Não Transmissíveis, Absenteísmo Escolar e Boas Práticas em Pedagogia Hospitalar
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo tem por objetivo analisar a relação entre as Doenças Crônicas Não Transmissíveis e o processo de escolarização sob a ótica da multiplicidade de fatores que compõem esse tema. As doenças crônicas e as de longa duração constituem uma das vertentes preocupantes na vida de uma parcela bastante significativa de crianças e adolescentes. Portanto, é necessário aproximar educação e saúde, compreender as necessidades advindas das situações crônicas física e mental, identificar as condições de risco e estimular a permanência e a continuidade do processo de desenvolvimento e de escolarização desses alunos. A permanência e a (re)integração escolar dessa população serão aqui abordadas segundo o conceito de Boas Práticas em Pedagogia Hospitalar. Salienta-se, igualmente, neste artigo a importância da formação docente como elemento essencial para o redimensionamento das ações pedagógicas e educacionais na busca de melhores condições de vida dos alunos que vivenciam situações de enfermidade crônica.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
ALBERTONI, L. C. A inclusão escolar de alunos com doenças crônicas: Professores e gestores dizem que... Curitiba: Appris, 2014.
BARROS, M. B. A., et al. Desigualdades sociais na prevalência de doenças crônicas no Brasil, PNAD-2003. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 11, n. 4, p. 911-926, Dec. 2006. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232006000400014&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 jul. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-81232006000400014
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm. Acesso em: 9 dez. 2012.
BRASIL. Ministério da Educação. Classe hospitalar e atendimento pedagógico domiciliar: estratégias e orientações. / Secretaria de Educação Especial. Brasília: MEC; SEESP, 2002, 35p.
CÂMARA Municipal de Faro, Divisão de Acção Social, Análise da relação entre o perfil psicossocial do aluno e o abandono escolar. Projecto “Integrar para Educar”- Programa Ser Criança. Ministério do Trabalho e Solidariedade Social, da Câmara Municipal de Faro. Portugal, 2007
CHARLOT, B. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000. Tradução de Bruno Magne.
CURY, C. R. J. A educação básica como direito. Cad Pesqui, v. 38, n. 134, p. 293-303, maio/ago. 2008. https://doi.org/10.1590/S0100-15742008000200002.
DUARTE, E. D., et al. Cuidado à criança em condição crônica na atenção primária: desafios do modelo de atenção à saúde. Texto Contexto Enferm. Florianópolis, v. 24, n. 4, p. 1009-1017, out-dez. 2015. https://doi.org/10.1590/0104-0707201500003040014.
ENUMO, S. R. F.; FERRAO, E. S.; RIBEIRO, M. P. L. Crianças com dificuldade de aprendizagem e a escola: emoções e saúde em foco. Estud. Psicol. (Campinas), Campinas, v. 23, n. 2, p. 139-149, jun. 2006. Disponível em <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-166X2006000200004&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 4 jul. 2020. https://doi.org/10.1590/S0103-166X2006000200004.
FOUCAULT, M. Microfísica do poder (R. Machado, Trad.). Rio de Janeiro: Graal, 1981. (Original publicado em 1979).
GELABERT, S. V.; BENNASAR, F. N. Bones Pràtiques en Entorns Pedagogics. Intervenció i Investigació Educativa i Tecnològica en Pedagogia Hospitalària, n. 3, Maig, 2019.
HERZLICH, C. Health and Illness: A Social-Psychological Analysis. New York: Academic Press, 1973.
HOLANDA, E. R.; COLLET, N. As dificuldades da escolarização da criança com doença crônica no contexto hospitalar. Rev. Esc. Enferm. USP, São Paulo, v. 45, n. 2, p. 381-389, Apr. 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0080-62342011000200012&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 10 jun. 2020. https://doi.org/10.1590/S0080-62342011000200012.
JERUSALINSKY, J.; LUGON, R. Inclusão sem laudo é um direito da criança! Disponível em: https://emais.estadao.com.br/.../inclusao-sem-laudo-e-um-direito-da-crianca. [2016]. Acesso em: 9 ago. 2016.
KIVUNJA, C. Do You Want Your Students To Be Job-ready With 21st Century Skills? Change Pedagogies: A Paradigm Shift From Vygotskyian Social Constructivism To Critical Thinking, Problem Solving And Siemens' Digital Connectivism. In: HARARI, Y. N. 21 lições para o século 21, São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
LIZASOÁIN, O.; A POLAINO-LORENTE. La Pedagogía Hospitalaria en Europa: la historia reciente de um movimento pedagógico inovador. Psicothema, v. 4, n. 1, 49-67, 1992.
LIZASOÁIN, O.; A POLAINO-LORENTE. Reflexiones en torno de la docencia de Educación Especial en el contexto universitario: el reto del Espacio Europeo de Educación Superior. Revista de Ciencias de la Educación, n. 209, p. 101-117, 2007.
MALTA, D. C., et al. Mortalidade por doenças crônicas não transmissíveis no Brasil e suas regiões, 2000 a 2011. Epidemiol. Serv. Saúde, Brasília, v. 23, n. 4, p. 599-608, out-dez 2014. Disponível em <http://scielo.iec.gov.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-49742014000400002&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 7 jul. 2020. https://doi.org/10.5123/S1679-49742014000400002.
MANTOAN, M. T. E. Escolas dos diferentes ou escolas das diferenças? ComCiência, Campinas, n. 135, fev. 2012. Disponível em <http://comciencia.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1519-76542012000100009&lng=pt&nrm=iso>. Acesso em: 4 jul. 2020.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão Escolar. O que é? Por quê? Como fazer? 2. ed. São Paulo: Moderna, 2006.
MATOS, E. L. M.; MUGIATTI, M. M. T. F Pedagogia Hospitalar: a humanização integrando educação e saúde. 4 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
MOLINA, M. C.; VIOLANT, V.; LIZASOÁIN, O. Educación, salud y enfermedad. Las bases de la Pedagogía Hospitalaria. En: BOBADILLA, A., et al. La Pedagogía Hospitalaria Hoy. Análisis de las Políticas, los ámbitos y la formación de profesionales. Santiago de Chile: Santillana, p. 14-17, 2013.
MOLINA, M. C.; ARREDONDO, T.; GONZÁLEZ, J. Buenas prácticas e innovación en el contexto de la educación inclusiva. In: ______. (edit.). Buenas prácticas e innovación en pedagogía hospitalaria. La atención hospitalaria y domiciliaria. Barcelona: Octaedro, 2019.
MOREIRA; M. C. N.; GOMES, R.; SA, M. R. C. Doenças crônicas em crianças e adolescentes: uma revisão bibliográfica. Ciênc. Saúde Coletiva, Rio de Janeiro, v. 19, n. 7, p. 2083-2094, jul. 2014. Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-81232014000702083&lng=en&nrm=iso>. Acesso em 4 jul. 2020. https://doi.org/10.1590/1413-81232014197.20122013.
NESCON – Núcleo de Educação em Saúde Coletiva. O Conceito de Condições de Saúde. Organização Panamericana de Saúde. 2012.
NOGUEIRA, K. T. O adolescente com doença crônica. PRONAP - Programa Nacional de Educação Continuada em Pediatria, v. 19, p, 44-53, 2016.
OLIVEIRA, A. F. et al. Global burden of disease attributable to diabetes mellitus. Cad Saúde Pública, Rio de Janeiro, v. 25, n. 6, p. 1234-44, jun. 2009. https://doi.org/10.1590/S0102-311X2009000600006.
ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DA SAÚDE (OMS). Cuidados inovadores para condições crônicas: componentes estruturais de ação: relatório mundial. Brasília: OMS; 2003.
SALDANHA, G. M. M. M.; SIMÕES, R. R. Educação escolar hospitalar: o que mostram as pesquisas? Rev. Bras. Educ. Espec., Marília, v. 19, n. 3, p. 447-464, Sept. 2013. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1413-65382013000300010&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 jun. 2020. https://doi.org/10.1590/S1413-65382013000300010.
SALDARRÍAGA, J. F.; MARTÍNEZ, E. Factores asociados al ausentismo laboral por causa médica en una institución de educación superior. Rev. Fac. Nac. Salud Pública [online], Medellin, v. 25, n. 1, p. 32-39, 2007.
SILVA FILHO, R. B.; ARAÚJO, R. M. L. Evasão e abandono escolar na educação básica no Brasil: fatores, causas e possíveis consequências. Educação por Escrito, v. 8, n. 1, p. 35-48, 2011. https://doi.org/10.15448/2179-8435.2017.1.24527.
VASCONCELLOS, S. S.; MATTOS, C. L. G. O absenteísmo escolar e sua regulamentação. In MATTOS, C. L. G.; CASTRO, P. A. (orgs). Etnografia e educação: conceitos e usos [online]. Campina Grande: EDUEPB, 2011, pp. 271-296. Disponível em: http://books.scielo.org. Acesso em: 3 jul. 2020.
VIEIRA, M. A.; LIMA, R. A. G. Crianças e Adolescentes com Doenças Crônicas: Convivendo com Mudanças. Rev Latino-Am Enfermagem [online], v. 10, n. 4, p. 552-560, jul-ago, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=S0104-11692002000400013&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 3 jul. 2020. https://doi.org/10.1590/S0104-11692002000400013.