Um olhar sobre a trajetória histórica e as características da Educação de Jovens e Adultos no Brasil

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Maria Consuelo Alves Lima
Rayane de Jesus Santos Melo

Resumo

Este estudo evidencia pontos da trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil que merecem destaques pelas contribuições favoráveis ou contrárias ao seu desenvolvimento no País. Delineando caminhos percorridos pela EJA, a partir de consultas em referenciais teóricos e documentos oficiais, discutiram-se avanços e retrocessos na cultura jurídica, lutas de movimentos sociais e criação e execução de programas que tiveram o objetivo de erradicar o analfabetismo, tido como “vergonha nacional”. Pela visão histórica da EJA, é possível compreender o papel de particularidades de percurso que impulsionaram a promoção e as melhorias no ensino de jovens e adultos na atualidade.


PALAVRAS-CHAVE: EJA. História da Educação. Movimentos Sociais.

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Como Citar
Lima, M. C. A. ., & Melo, R. de J. S. . (2019). Um olhar sobre a trajetória histórica e as características da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Ensino Em Re-Vista, 26(2), 572–589. https://doi.org/10.14393/ER-v26n2a2019-13
Seção
ARTIGOS DE DEMANTA CONTÍNUA

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