A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: uma estratégia a favor da educação emancipatória das infâncias e redução das desigualdades educacionais?
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Resumo
Este texto expõe reflexões sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) homologada e seus significados na/para a educação infantil emancipatória e redução das desigualdades educacionais, com base em resultados de pesquisa qualitativa, com uso de análise documental. Para tanto, analisa o documento 'Base Nacional Comum Curricular - Educação é a base", utilizando como referência, especialmente, as elaborações de Freire (1987; 1996; 2009) acerca de educação emancipatória e Sacristán (1998) sobre concepção de currículo. Essa análise é orientada pelas questões: a BNCC é uma estratégia a favor da educação emancipatória nas infâncias e redução das desigualdades educacionais? Quem participou da elaboração da BNCC? Quais são os objetivos estabelecidos para a BNCC da educação infantil? Qual é o caráter da BNCC e o significado para educação infantil, vinculada ao reconhecimento das infâncias e da produção cultural dos diferentes grupos sociais? A BNCC incorporou alguns conceitos e perspectiva de organização curricular contidos em pesquisas da área e em propostas pedagógicas em andamento no país? Os resultados indicam que a BNCC, instrumento de caráter normativo, não fortalece a perspectiva de uma educação infantil emancipatória e fomenta a desigualdade de oportunidade a educação ampliada e contextualizada.
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