Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões

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Aléxia Pádua Franco
Astrogildo Fernandes da Silva Junior
Selva Guimarães

Resumo

O artigo analisa a configuração do ensino e aprendizagem de História na BNCC- Base Nacional Comum Curricular de História para o ensino fundamental em fase de implantação pelo Ministério da Educação nas redes de ensino do Brasil. Na introdução contextualizamos o processo de elaboração, as tensões e disputas políticas em torno da seleção dos conteúdos. Na sequencia refletimos sobre as prescrições do como e do que ensinar e, na ultima parte, analisamos o PNLD como um instrumento de politica pública que assume o papel de controle e cerceamento da autonomia docente no contexto escolar.


 

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Como Citar
Franco, A. P., Silva Junior, A. F. da, & Guimarães, S. (2018). Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões . Ensino Em Re-Vista, 25(4), 1016–1035. https://doi.org/10.14393/ER-v25n3e2018-10
Seção
DOSSIÊ

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