Saberes históricos prescritos na BNCC para o ensino fundamental: tensões e concessões
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo analisa a configuração do ensino e aprendizagem de História na BNCC- Base Nacional Comum Curricular de História para o ensino fundamental em fase de implantação pelo Ministério da Educação nas redes de ensino do Brasil. Na introdução contextualizamos o processo de elaboração, as tensões e disputas políticas em torno da seleção dos conteúdos. Na sequencia refletimos sobre as prescrições do como e do que ensinar e, na ultima parte, analisamos o PNLD como um instrumento de politica pública que assume o papel de controle e cerceamento da autonomia docente no contexto escolar.
Downloads
Detalhes do artigo
Os trabalhos publicados são de propriedade dos seus autores, que poderão dispor deles para posteriores publicações, sempre fazendo constar a edição original (título original, Ensino em Re-Vista, volume, nº, páginas). Todos os artigos desta revista são de inteira responsabilidade de seus autores, não cabendo qualquer responsabilidade legal sobre seu conteúdo à Revista ou à EDUFU.
Referências
APLLE, Michael W. Repensando ideologia e currículo. In: MOREIRA, Antonio Flávio; SILVA, Antonio Flávio.(Orgs). Currículo, cultura e sociedade.São Paulo: Cortez, 1994.
BRASIL, MEC. Decreto nº 9.099,de 18 de julho de 2017 que dispõe sobre o Programa Nacional do Livro e do Material Didático. 2017a. Disponível em: < http://www2.camara.leg.br/legin/fed/decret/2017/decreto-9099-18-julho-2017-785224-publicacaooriginal-153392-pe.html>. Acesso em: 15 ag. 2018.
_____. Edital de Convocação 01/2017–CGPLI –Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas para o Programa Nacionaldo Livro Didático –PNLD 2019. Brasília, 27 jul. 2017b. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/docman/agosto-2017-pdf/70041-edital-pnld-2019-pdf/file>. Acesso em: 15 ag. 2018.
_____.BNCC–Base Nacional CurricularComum. Brasília: SEE, 2017c. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/download-da-bncc> Acesso em: 08 jun. 2018.
_____. Guia de Implementação da Base Nacional Comum Curricular:orientações para o processo de implementação da BNCC -2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/08/guia_BNC_2018_online_v8.pdf>. Acesso em: 15 ag. 2018.
_____. Guia Digital PNLD 2019-História. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2018a. Disponível em: <http://pnld2019.nees.com.br/pnld_2019/componente-curricular/historia>. Acesso em 29 de ag. 2018.
_____. Edital de Convocação 01/2018–CGPLI –Edital de Convocação para o Processo de Inscrição e Avaliação de Obras Didáticas e Literárias para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2020. Brasília, 28 ag. 2018b. Disponível em: < http://www.fnde.gov.br/programas/programas-do-livro/consultas/editais-programas-livro/item/11555-edital-pnld-2020>. Acessoem: 29ag. 2018.
FRANCO, Aléxia Pádua. Apropriação docente dos livros didáticos de História das séries iniciais do ensino fundamental. 2009. 261f. Tese (Doutorado em Educação). Unicamp, Campinas.Disponível em: < http://repositorio.unicamp.br/jspui/handle/REPOSIP/251762>. Acesso em: 31 ag. 2018.
GROSFOGUEL, Ramón. Para descolonizar os estudos de economia política e os estudos pós-coloniais: transmodernidade, pensamento de fronteira e colonialidade global. SANTOS, Boaventura Sousa e MENESES, Maria Paula (Orgs.). Epistemologias do Sul.Edição Almedina S/A, Coimbra, 2009.
GUIMARÃES, Selva. Didática e prática de ensino de História:experiência, reflexões e aprendizado.Campinas, SP: Papirus, 2012.
KARNAL, Leandro (Org.). História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2004.
QUIJANO, Aníbal. Dom Quixote e os moinhos de vento na América Latina. Estudos Avançados, n. 19 (55), 2005.
RAMOS, Francisco Régis Lopes. A memória do objeto no ensino de História. Jornadas Internacionais de Educação História. Curitiba, 2007.
SACRISTÁN, José Gimeno. O que significa currículo. In: _____. (Org.) Saberes e incertezas sobre o currículo.Porto Alegre: Penso, 2013, p.16-35.
SEFFNER, Fernando. Teoria, metodologia e ensino de História. In: GAZZELLI, Cesar Augusto Barcelos et.a.l (Orgs). Questões de teoria e metodologia da História.Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.
SILVA, Marcos A.; GUIMARÃES, Selva.A necessidade da História no ensino fundamental: dos Parâmetros Curriculares Nacionais(PCNs) à Base Nacional Comum Curricular. In: VEIGA, Ilma P.A; SILVA, Edileusa Fernandes da. (Orgs). Ensino Fundamental –da LDB à BNCC. Campinas: Papirus, 2018, p.227-248.
SILVA, Tomaz Tadeu. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu (Org.) Identidade e diferença:a perspectiva dos Estudos Culturais. Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
_____. Documentos de identidade:uma introdução às teoriasdo currículo. 2 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.