O potencial de experimentos de baixo custo no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na construção de conhecimentos de Física no ensino fundamental /The potential of experimentation in cognitive skills development and knowledge construction in elemen

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Eduardo Kojy Takahashi
Leandro Silva Moro

Resumo

Neste trabalho procurou-se investigar o potencial da experimentação no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na construção dos conhecimentos de física no ensino fundamental. Para tanto, usou-se como referencial a Teoria da Aprendizagem Significativa de David Ausubel. A pesquisa foi realizada com 15 estudantes do 9º ano do ensino fundamental, divididos em dois grupos e pertencentes a uma escola pública municipal da cidade de Uberlândia, estado de Minas Gerais. A metodologia das aulas ancorou-se na dinâmica dos Três Momentos Pedagógicos, de Delizoicov, Angotti e Pernambuco. Os resultados obtidos sinalizam que as atividades realizadas permitiram incitar os estudantes e possivelmente elevar o nível do processo cognitivo, pois se exigiu destes a capacidade de estabelecer relações entre o que sabiam no âmbito da Física e o problema que lhes era apresentado. Assim, considera-se que a experimentação contribui efetivamente no desenvolvimento de habilidades cognitivas, pois propicia uma atitude mais ativa dos alunos, permitindo que sejam desafiados e vivenciem algumas condições importantes para o processo de ensino-aprendizagem: manipulação de objetos e de ideias concomitantemente.

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Como Citar
Kojy Takahashi, E., & Moro, L. S. (2016). O potencial de experimentos de baixo custo no desenvolvimento de habilidades cognitivas e na construção de conhecimentos de Física no ensino fundamental /The potential of experimentation in cognitive skills development and knowledge construction in elemen. Ensino Em Re-Vista, 22(2), 257–280. https://doi.org/10.14393/ER-v22n2a2015-2
Seção
Dossiê ensino de Física/Physics Teaching Dossier

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