Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU):

(im)possibilidades de institucionalização e atuação

Autores/as

  • Márcia Guimarães de Freitas Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v3n1-2016-49619

Palabras clave:

Inclusão, Universidade Federal de Uberlândia, CEPAE

Resumen

O presente trabalho teve como objetivo problematizar a atuação do Centro de Estudos e Pesquisa em Atendimento Especializado, CEPAE/UFU, na constituição de políticas institucionais de inclusão de pessoas com deficiência dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e de que maneira esse centro tem contribuído para a (re)construção de representações sobre a educação inclusiva nesta instituição. Para tanto, para realização desse estudo, foram utilizadas as articulações (proximidades e divergências) entre os autores Althusser e Foucault que analisam as diversas formas em que o poder se apresenta e se constitui determinando as relações que se estabelecem nas diversas instituições, dentre elas o CEPAE na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Biografía del autor/a

Márcia Guimarães de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação

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Publicado

2019-07-16