Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): (im)possibilidades de institucionalização e atuação

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Márcia Guimarães de Freitas

Resumo

O presente trabalho teve como objetivo problematizar a atuação do Centro de Estudos e Pesquisa em Atendimento Especializado, CEPAE/UFU, na constituição de políticas institucionais de inclusão de pessoas com deficiência dentro da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e de que maneira esse centro tem contribuído para a (re)construção de representações sobre a educação inclusiva nesta instituição. Para tanto, para realização desse estudo, foram utilizadas as articulações (proximidades e divergências) entre os autores Althusser e Foucault que analisam as diversas formas em que o poder se apresenta e se constitui determinando as relações que se estabelecem nas diversas instituições, dentre elas o CEPAE na Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Artigos

Biografia do Autor

Márcia Guimarães de Freitas, Universidade Federal de Uberlândia

Mestre em Educação

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FREITAS, Márcia Guimarães de. Centro de Ensino, Pesquisa, Extensão e Atendimento em Educação Especial (Cepae) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU): : (im)possibilidades de institucionalização e atuação . DiversaPrática, Uberlândia, v. 3, n. 1, p. 85–105, 2019. DOI: 10.14393/DP-v3n1-2016-49619. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/49619. Acesso em: 6 dez. 2025.

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