AVALIAÇÃO MEDIADORA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Charlene Ferreira Universidade Federal de Uberlândia
  • Douglas Carvalho Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n1-2017-48714

Palavras-chave:

Avaliação, Avaliação na Educação Infantil, Avaliação Mediadora

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido com o intuito de refletir sobre a avaliação na Educação Infantil e como a postura mediadora e investigativa do professor faz toda a diferença no desenvolvimento do aluno. Nas instituições escolares predomina uma avaliação que não traduz a evolução das crianças na Educação Infantil. Muitos professores ainda utilizam de relatórios/diagnósticos da vida escolar do aluno permeados de comparações e de julgamentos como quesitos para avaliar o desenvolvimento das crianças. A criança não é tomada como ponto de partida nos seus planejamentos, não há redefinição de postura diante dos erros e acertos, não há uma intervenção pedagógica que desafie a criança a evoluir, crescer. Dessa maneira, esse trabalho pretende descrever e analisar a prática da avaliação mediadora, que, parte do princípio de que cada momento da vida da criança representa uma etapa altamente significativa e que precedente às suas próximas conquistas, descobertas, curiosidades, sendo respeitadas em sua singularidade.

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Publicado

2019-05-17

Edição

Seção

Artigos