EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENCONTRO DE INVESTIGAÇÃO SOBRE A ESCOLA: APONTAMENTOS PARA A TEMÁTICA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Melchior José Tavares Júnior Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Ensino Superior, interação universidade-escola

Resumo

O objetivo desse trabalho foi investigar o desenvolvimento da Educação Ambiental no Ensino Superior a partir de sua ocorrência nos anais de três eventos científicos, os quais possuem como foco a interação universidade-escola. Foram selecionados o Encontro Mineiro sobre Investigação na Escola, ocorrido na Faculdade de Ciências Integradas do Pontal (FACIP), campus da Universidade Federal de Uberlândia; o Encontro Sobre Investigação na Escola, ocorrido em diversas cidades do estado do Rio Grande do Sul e o Encontro Cirandar: Rodas de Investigação desde a Escola, ocorrido no município Rio Grande, no Rio Grande do Sul. Utilizamos descritores para identificar, a partir do título do artigo, os trabalhos relacionados com a Educação Ambiental. Foram os seguintes: Educação Ambiental, Percepção ambiental, Educação para o meio ambiente; Preservação do meio ambiente; Consciência ambiental; conservacionismo. Após teste com esses descritores (SILVA; LUZ; FARIA FILHO, 2010), ampliamos os termos de busca com a inserção dos descritores meio ambiente, ambiente, lixo e futuro. A ocorrência de apenas 48 trabalhos sobre Educação Ambiental em um total de 2.430 constantes dos anais dos três eventos sugere que o desenvolvimento dessa temática no Ensino Superior pode estar ocorrendo a passos lentos. Apesar da novidade do tema e de toda a complexidade que o acompanha, entendemos que a universidade deve estar atenta para o direito de seus estudantes à formação sobre e para o meio ambiente, buscando estratégias para institucionalizar e desenvolver essa temática na formação acadêmica dos alunos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Melchior José Tavares Júnior, Universidade Federal de Uberlândia

Professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal de Uberlândia

Referências

BEBER, L. B. C.; FRISON, M. D.; ARA

BR

CASSIAMANI, J. L. M.; GALIAZZI, M. C. Os encontros sobre investigação na escola: Potencializando a formação permanente de professores de Química no decorrer de uma década. Disponível: <http://www.colectivoeducadores.org.ar/cd_6to_encuentro/_pages/pdf/eje_2/pdf_2_brasil/B080.pdf>.

Acesso em: 02.02.2013.

CEOLIN, T. Os encontros sobre investigação na escola: uma contribuição a formação continuada. Mestrado em Educação. Dissertação apresentada à Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ), 2012.

REIGOTA, M. O estado da arte da pesquisa em Educação Ambiental no Brasil, Pesquisa em Educação Ambiental, São Carlos, v. 2, n. 1, jan./jun. 2007.

SILVA, I. O.; LUZ, I. R.; FARIA FILHO, L. M. Grupos de pesquisa sobre infância, criança e educação infantil no Brasil: primeiras aproximações. Revista Brasileira de Educação, v. 15, n. 43, Jan./Abr. 2010.

TAVARES JR., M. J. A Educação Ambiental no curso de Ciências Biológicas da Universidade Federal de Uberlândia: um estudo de caso. Tese. Doutorado em Educação apresentado à Universidade Federal de Uberlândia, 2012.

TRIST

VASCONCELOS, M. J. E. Pensamento Sistêmico: o novo paradigma da Ciência. Campinas: Papirus, 2002.

VERDI, M.; PEREIRA, G. R. A Educação Ambiental na Formação de Educadores

ZANON, L.B.; HAMES, C. & WIRZBICKI, S.M. (Re)significação de saberes e práticas em espaços interativos de formação para o ensino em Ciências Naturais. In: GALIAZZI, M.C.; AUTH, M.; MORAES, R. & MANCUSO, R. (orgs.) Construção Curricular em Rede na Educação em Ciências: uma aposta de pesquisa na sala de aula. Ijuí: Editora da UNIJUÍ, 2007. p. 53-67.

WARSCHAUER, C. Rodas em rede: oportunidades formativas na escola e fora dela. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2001.

Downloads

Publicado

2013-08-20

Edição

Seção

Artigos