AS CIRANDAS DE FORMAÇÃO: RODAS PEDAGÓGICAS NO SABER-FAZER DOCENTE

Main Article Content

Rita Stano

Abstract

Este artigo tem como objetivo compartilhar e refletir acerca de uma experiência de formação continuada docente realizada por um grupo de professores e tutores de um curso de especialização na modalidade Educação a distância - EaD de uma universidade pública federal. As denominadas Cirandas de Formação tem como princípio o exercício metafórico-reflexivo, apontando as possibilidades de uma outra lógica para a formação docente e para o saber-fazer pedagógicos. Por meio da descrição e interpretação de três rodas pedagógicas constituintes desta Ciranda de Formação, o texto percorre uma reflexão sobre os sentidos possíveis e necessários a uma proposta de formação continuada docente, fortalecendo a própria dinâmica do grupo de trabalho, aprimorando o pensar sobre educação a partir de outros lugares epistemológicos dos sujeitos envolvidos no processo de formação.

Downloads

Download data is not yet available.

Article Details

Section

Artigos

How to Cite

STANO, Rita. AS CIRANDAS DE FORMAÇÃO: RODAS PEDAGÓGICAS NO SABER-FAZER DOCENTE. DiversaPrática, Uberlândia, v. 1, n. 1, 2012. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/19775. Acesso em: 6 dec. 2025.