O IDEB e a educação brasileira: um paradoxo entre o avanço e o retrocesso

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Janaina Junqueira Valaci Cruvinel
Rosane Oliveira Santos

Resumen

Este artigo se propõe a analisar de forma reflexiva e criticamente a implantação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, seus avanços e retrocessos na educação brasileira. O IDEB é um indicador de qualidade educacional que associa informações do desempenho dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio na Prova Brasil, com informações sobre o rendimento escolar, medido pelos índices de aprovação escolar e evasão, obtidos no censo escolar. A pesquisa qualitativa analisou bibliografias e documentos, e refletiu sobre as questões e situações apresentadas e decorrentes da implantação do índice na educação brasileira, da qualidade educacional e das avaliações externas. Quanto aos resultados da pesquisa, verificaram-se os avanços e os retrocessos na educação brasileira após a implementação do IDEB e estes se fazem paradoxalmente presentes no cotidiano escolar e sua real operacionalização, ainda depauperada, não tem grandes significados reflexivos na comunidade escolar. O presente artigo visa descrever.

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Sección

Artigos

Biografía del autor/a

Janaina Junqueira Valaci Cruvinel, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Psicopedagogia; Supervisão Pedagógica e Orientação Escolar no UNICERP; Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia.

Rosane Oliveira Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Secretária da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Cómo citar

JUNQUEIRA VALACI CRUVINEL, Janaina; OLIVEIRA SANTOS, Rosane. O IDEB e a educação brasileira: um paradoxo entre o avanço e o retrocesso. DiversaPrática, Uberlândia, v. 5, n. 1, p. 142–170, 2019. DOI: 10.14393/DP-v5n1-2018-51231. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/51231. Acesso em: 6 dec. 2025.

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