O IDEB e a educação brasileira: um paradoxo entre o avanço e o retrocesso

Autores

  • Janaina Junqueira Valaci Cruvinel Universidade Federal de Uberlândia
  • Rosane Oliveira Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v5n1-2018-51231

Palavras-chave:

Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, Qualidade da Educação, Avaliação Externa

Resumo

Este artigo se propõe a analisar de forma reflexiva e criticamente a implantação do IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, seus avanços e retrocessos na educação brasileira. O IDEB é um indicador de qualidade educacional que associa informações do desempenho dos alunos do 5º e 9º ano do Ensino Fundamental e 3º ano do Ensino Médio na Prova Brasil, com informações sobre o rendimento escolar, medido pelos índices de aprovação escolar e evasão, obtidos no censo escolar. A pesquisa qualitativa analisou bibliografias e documentos, e refletiu sobre as questões e situações apresentadas e decorrentes da implantação do índice na educação brasileira, da qualidade educacional e das avaliações externas. Quanto aos resultados da pesquisa, verificaram-se os avanços e os retrocessos na educação brasileira após a implementação do IDEB e estes se fazem paradoxalmente presentes no cotidiano escolar e sua real operacionalização, ainda depauperada, não tem grandes significados reflexivos na comunidade escolar. O presente artigo visa descrever.

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Biografia do Autor

Janaina Junqueira Valaci Cruvinel, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Psicopedagogia; Supervisão Pedagógica e Orientação Escolar no UNICERP; Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia.

Rosane Oliveira Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Secretária da Faculdade de Educação (FACED) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

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Publicado

2019-10-24

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Artigos