A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

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Aline Ferreira da Silva
Gilberto José Miranda

Resumen

O artigo trata de uma pesquisa bibliográfica a respeito da importância da gestão democrática e a implementação de uma educação de qualidade, na escola. Propõe uma análise sobre diversos aspectos da gestão democrática como um ato político durante seu processo de construção e execução. Cita a relevância da participação coletiva dos atores da escola e da comunidade nas decisões, inclusive na escolha de diretores. Faz um breve relato sobre a importância e as formas, para a escolha de diretores, visando a descentralização de poder. Ressalta os mecanismos e processos de participação, como: o Grêmio Estudantil, o Conselho Escolar e o Conselho de Classe. Chama atenção para o real significado da participação, no sentido de responsabilidade com a escola e suas necessidades, por meio de competências e habilidades de cada pessoa envolvida na organização e funcionamento. Complementando os aspectos fundamentais, o artigo enfoca o Projeto Político Pedagógico como documento histórico, elaborado com objetivo de definir os caminhos da escola, por meio da convivência, dos currículos, da avaliação e da gestão democrática. Convida a uma discussão sobre o modelo autoritário, para redefinir ideias e ações que beneficiem, democraticamente, uma escola de qualidade.

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Sección

Artigos

Biografía del autor/a

Aline Ferreira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia – (UFU).

Gilberto José Miranda, Universidade de São Paulo

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - (FEA/USP).

Cómo citar

FERREIRA DA SILVA, Aline; MIRANDA, Gilberto José. A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE. DiversaPrática, Uberlândia, v. 4, n. 2, p. 14–44, 2019. DOI: 10.14393/DP-v4n2-2017-49841. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/49841. Acesso em: 17 dec. 2025.

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