A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA IMPLEMENTAÇÃO DE UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE

Autores

  • Aline Ferreira da Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Gilberto José Miranda Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n2-2017-49841

Palavras-chave:

Gestão Democrática, Educação de Qualidade, Participação

Resumo

O artigo trata de uma pesquisa bibliográfica a respeito da importância da gestão democrática e a implementação de uma educação de qualidade, na escola. Propõe uma análise sobre diversos aspectos da gestão democrática como um ato político durante seu processo de construção e execução. Cita a relevância da participação coletiva dos atores da escola e da comunidade nas decisões, inclusive na escolha de diretores. Faz um breve relato sobre a importância e as formas, para a escolha de diretores, visando a descentralização de poder. Ressalta os mecanismos e processos de participação, como: o Grêmio Estudantil, o Conselho Escolar e o Conselho de Classe. Chama atenção para o real significado da participação, no sentido de responsabilidade com a escola e suas necessidades, por meio de competências e habilidades de cada pessoa envolvida na organização e funcionamento. Complementando os aspectos fundamentais, o artigo enfoca o Projeto Político Pedagógico como documento histórico, elaborado com objetivo de definir os caminhos da escola, por meio da convivência, dos currículos, da avaliação e da gestão democrática. Convida a uma discussão sobre o modelo autoritário, para redefinir ideias e ações que beneficiem, democraticamente, uma escola de qualidade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Aline Ferreira da Silva, Universidade Federal de Uberlândia

Especialista em Coordenação Pedagógica pela Universidade Federal de Uberlândia – (UFU).

Gilberto José Miranda, Universidade de São Paulo

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo - (FEA/USP).

Referências

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública / elaboração Genuíno Bordignon. Brasília: MEC, SEB, p. 23 – 24, 2004. (Reimpressão 2007).

BRASIL, Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares: conselhos escolares: uma estratégia de gestão democrática da educação pública / elaboração Genuíno Bordignon. Brasília: MEC, SEB, p. 36, 2004. (Reimpressão 2007).

CATANI, Afrânio M.; GUTIERREZ, Gustavo.Participação e gestão escolar: conceitos e potencialidades. In: FERREIRA, Naura c> (Org.). Gestão democrática da educação:atuais tendências, novos desafios. São Paulo, SP: Cortez, p. 59-75, 2001.

CURY, Carlos Roberto Jamil. Gestão Democrática dos sistemas Públicos de Ensino. In: OLIVEIRA, Maria Auxiliadora Monteiro (org.). Gestão Educacional: Novos olhares Novas abordagens. Petrópolis, RJ: Vozes, 2005.

DOURADO, Luiz Fernandes. A escolha de dirigentes escolares: políticas e gestão da educação no Brasil. In FERREIRA, Naura S. Carapeto (Orgs.). Gestão democrática da educação: atuais tendências, novos desafios. São Paulo, SP: Cortez, p. 77-95, 2000.

GADOTTI, Moacir; ROMÃO, José E. Autonomia da Escola. 6. ed. São Paulo, SP: Cortez, Guia da escola cidadã; v.1, 2004.

OLIVEIRA, Emanuelle. O papel do Diretor na Gestão Democrática. Apud LÜCK (2001). Disponível em: < http://www.infoescola.com/pedagogia/o-papel-do-diretor-na-gestao-democratica/>. Acessado em: 10 jan. 2016.

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO. Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-de-fortalecimento-dos-conselhos-escolares> Acessado em: 20 jan. 2016.

NEVES, Carmen Moreira de Castro. Autonomia da escola pública: um enfoque operacional. In: VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola – Uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, p. 95-129, 2008.

PARO, Vitor Henrique. Gestão democrática na escola pública. São Paulo: Ática, 2001.

RESENDE, Lúcia Maria Gonçalves de. Paradigma – relações de poder - Projeto político-pedagógico: dimensões indissociáveis do fazer educativo. In: VEIGA, Ilma Passos A. (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola – Uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, p. 53-94, 2008.

VEIGA, Ilma Passos A. Projeto político-pedagógico da escola: uma construção coletiva. In: _______ (Org.). Projeto Político-Pedagógico da Escola – Uma construção possível. Campinas, SP: Papirus, p. 11-35, 2008.

ZABALA, Antoni. A Prática educativa: como ensinar. Porto Alegre, RS: ArtMed, 1998. Disponível em; <http://www.pedagogia.com.br/artigos/pedegogiadeprojetos/index.php?pagina=2> Acessado em: 12 jan. 2016.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Artigos