PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNÍCIPIO DE ITURAMA – MG um relato de experiência

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Salmo Azambuja de Oliveira
Job Antônio Garcia Ribeiro

Resumen

O presente trabalho apresenta um relato de experiência do projeto desenvolvido durante o Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, campus Universitário de Iturama (UFTM-CIT), na Escola Estadual Antônio Ferreira Barbosa. O projeto objetivou ampliar o aproveitamento do espaço do laboratório de Ciências da referida instituição, bem como aprimorar sua estrutura, organizar os materiais e disponibilizar novas coleções biológicas para as atividades complementares dos professores da área de Ciências da Natureza. Nesse sentido, descrevemos as ações realizadas, os desafios enfrentados e os resultados alcançados após a intervenção do estagiário. Essa proposta foi motivada pelo fato do laboratório encontrar-se inicialmente subutilizado e ter sido transformado em um depósito de trabalhos, documentos e mobiliários sem uso. Com a revitalização cremos ter criado condições para a realização de atividades experimentais, recursos potencialmente eficazes na promoção do processo de ensino-aprendizagem. De igual modo, destacamos a satisfação da comunidade escolar após a finalização do projeto, que poderá agora otimizar as ações educativas neste renovado espaço de aprendizagem.

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OLIVEIRA, Salmo Azambuja de; RIBEIRO, Job Antônio Garcia. PROJETO DE REVITALIZAÇÃO DO LABORATÓRIO DE CIÊNCIAS DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNÍCIPIO DE ITURAMA – MG: um relato de experiência. DiversaPrática, Uberlândia, v. 6, n. 2, p. 17–48, 2021. DOI: 10.14393/DP-v6n2-2019-58985. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/58985. Acesso em: 5 dec. 2025.

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