PROJETO ESCOLA, LAZER E CULTURA (PELC) DA CIDADE DE ITUIUTABA
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v6n2-2019-58993Palavras-chave:
Projeto, PELC, ItuiutabaResumo
O presente artigo trata dos resultados de uma pesquisa sobre o Projeto Escola, Lazer e Cultura (PELC) da cidade de Ituiutaba. Essa pesquisa foi norteada pela busca de resposta da seguinte indagação: quais são as contribuições do Projeto (PELC) para as escolas municipais da cidade de Ituiutaba? Pretendeu-se com o estudo realizado refletir sobre os resultados alcançados pelas escolas municipais com a adesão ao PELC, bem como analisar as parcerias colaborativas para realização do referido projeto. Ademais, buscou-se também de uma forma particular, estudar e sistematizar dados sobre o Projeto Escola, Lazer e Cultura (PELC) da cidade de Ituiutaba, incluindo documentos legais, fotos, matérias em revistas e jornais que falam sobre o tema. Para responder adequadamente ao problema da pesquisa e alcançar os objetivos pretendidos foram desenvolvidos estudos de natureza bibliográfica. Os resultados da pesquisa indicam que o projeto contribui significativamente na vida escolar, social e cultural dos participantes. O Projeto PELC da cidade de Ituiutaba é um exemplo significativo para outros municípios por englobar a educação, o esporte, o lazer e a cultura a serviço da formação integral de crianças e adolescentes e ainda por envolver a população em geral nos eventos públicos do projeto.
Downloads
Referências
ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DA MICROREGIÃO DO VALE DO PARANAÍBA. Projeto Escola, Lazer e Cultura atrai jovens em Ituiutaba. Disponível em: <http://www.amvapmg.org.br/1/projeto-escola-lazer-e-cultura-atrai-jovens-em-ituiutaba/>. Acesso em: 17 jan. 2016.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal.
Brasília, DF. 1988.
DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. 2 ed. Campinas – SP. Editores Associados. 1997.
FUNDAÇÃO CULTURAL DE ITUITUABA. Banda Mirim abrilhantou o PELC, uma mistura de escola, lazer, esporte e cultura. Disponível em: <http://fundacaoituiutaba.com.br/?p=2451>. Acesso em: 17 jan. 2016.
FUNDAÇÃO CULTURAL DE ITUITUABA. Fundação Cultural. Disponível em: < http://fundacaoituiutaba.com.br/?page_id=29>. Acesso em: 17 jan. 2016.
FUNDAÇÃO JOÃO PINHEIRO. Lei Robin Hood. Disponível em: <http://fjp.mg.gov.br/robin-hood/index.php/transferencias/pesquisamunicipio>. Acesso em: 27 jan. 2016.
GUARÁ, Isa Maria F. Rosa. É imprescindível educar integralmente. Cadernos Cenpec, Nova série, v. 1, n. 2, p. 16, 2006.
IBGE – Instituto de Geografia e Estatística. Cidades. Disponível em: <http://www.cidades.ibge.gov.br/xtras/perfil.php?lang=&codmun=313420&search=minas-gerais|ituiutaba>. Acesso no dia 16/012016.
LUCK, Heloísa. Perspectivas da gestão escolar e implicações quanto à formação de seus gestores. Aberto, Brasília – DF. V.17 n72, p. 37, 2000.
NASCIMENTO, Estelina Souto; TEIXEIRA, Virgínia Mascarenhas Nascimento. Redação técnico-científica e pesquisa bibliográfica: algumas reflexões. Enfermagem Revista PUC/UFMG, Belo Horizonte, 2012, mai/ago, v. 15, n. 2, p. 213-228.
OBSERVATÓRIO DO ESPORTE. Relatório definitivo de Indicadores do ICMS Esportivo. Disponível em: <http://observatorio.esportes.mg.gov.br/wp-content/uploads/2015/08/Relatorio-Definitivo-Pontuacao-2014-2.pdf>. Acesso em: 08 fev. 2016.
PORTAL DA CIDADE DE ITUITUABA. Atividades do PELC reúnem dezenas de pessoas na praça Getúlio Vargas. Disponível em: <http://ituiutaba.portaldacidade.com/noticias/881-atividades-do-pelc-reunem-dezenas-de-pessoas-na-praca-getulio-vargas>. Acesso em 17 jan. 2016.
______. PELC de junho será excepcionalmente na sexta-feira. Disponível em: <http://ituiutaba.portaldacidade.com/noticias/977-pelc-de-junho-sera-excepcionalmente-na-sexta-feira>. Acesso em: 17 jan. 2016.
_______. Secretaria de Educação de Ituiutaba agradece o empenho de todos na realização de todos na realização do PELC 2015. Disponível em: < http://ituiutaba.portaldacidade.com/noticias/1597-secretaria-de-educacao-de-ituiutaba-agradece-o-empenho-de-todos-na-realizacao-do-pelc-2015>. Acesso em: 17 jan. 2016.
PROJECT MANAGEMENT INSTITUTE. Um guia do conhecimento em gerenciamento de Projetos. Guia PMBOK® quarta edição, Pennsylvania – USA, 2008.
PROJETO. Secretaria de Educação, Esporte e Lazer do município de Ituiutaba. PROJETO ESCOLA, LAZER E CULTURA – PELC. Ituiutaba, 1997.
PVS-TV PRODUÇÕES. PELC Junino encerra temporada do evento no primeiro semestre em Ituiutaba. Disponível em: <http://www.pvstv.com.br/produtora/index.php?corpo=novidade.php&id=61+://www.ead2.ufu.br/course/view.php?id=333>. Acesso em: 07 jan. 2016.
SECRETARIA DE ESPORTES DO ESTADO DE MINAS GERAIS. ICMS Esportivo. Disponível em: <http://www.esportes.mg.gov.br/index.php/2015-10-23-11-45-27/2015-10-27-20-42-12/icms-solidario-criterio-esportes>. Acesso em: 25 jan. 2016.
UDEMO. Sindicato de Especialistas em Educação do Magistério Oficial do Estado de São Paulo. Jornal do Projeto Pedagógico. Disponível em: <http://www.udemo.org.br/Projeto%20Pedag%F3gico%202002.pdf>. Ano V. v. 1. P. 11. 2002. Acesso em: 29 jan. 2016.
VIEIRA, José Geraldo Vidal. Avaliação do estado de colaboração logística entre indústria de bens de consumo e redes de varejo supermercadista. Tese de Doutorado. Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2006.
WIKIPÉDIA. Colaboração. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Colabora%C3%A7%C3%A3o>. Acesso em: 07 fev. 2016.
______. Tiro de Guerra. Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Tiro_de_Guerra>. Acesso em: 28 jan. 2016.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.