DO BULLYING À PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO

relatos de experiências educacionais, sociais e laborais para a comunidade lgbt+

Autores

  • Maria Isabel Silva Universidade Federal de Uberlândia
  • Kyllian César Pires Universidade Federal de Uberlândia
  • Paula Magna Rezende Pereira Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58935

Palavras-chave:

Educação, Bullying, Trabalho, Vulnerabilidade, Comunidade LGBT

Resumo

O bullyng, a evasão escolar são frutos do ciclo inicial da precarização do trabalho na comunidade LGBT+. Para que se forme e reforme a sociedade, as minorias precisam de alteridade, estima e perspectivas reais. Este artigo pretende apresentar, num primeiro momento, uma discussão da relação entre a baixa escolaridade, o preconceito, discriminação e a precarização do trabalho para as pessoas da diversidade, além de relatar as vivências do programa “Viva Mais” em seu eixo focalizado “Viva Mais Diversidade” do complexo dos bairros da zona Oeste do município de Uberlândia, Minas Gerais. Em instituição local, uma equipe interdisciplinar triava e cadastrava os moradores desse perfil, sendo convidados a participar, quinzenalmente, de sessões de filmes, palestras e encaminhamento para o mercado de trabalho. Nos resultados, tanto por parte dos profissionais quanto os próprios participantes, as vivências superaram as expectativas propostas. Nesse sentido, nota-se a relevância de mais estudos e planos de ação e intervenção a fim de se estabelecer estratégias para educação e empregabilidade das comunidades LGBT+, tendo como base a justiça e promoção social

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Publicado

2021-01-21

Edição

Seção

Artigos