PRÁTICA PEDAGÓGICA

historicidade e a interdisciplinaridade na construção do sujeito

Autores

  • Aure Neire de Melo Bernardi Universidade Federal de Uberlândia
  • Natália Luiza da Silva Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58932

Palavras-chave:

Historicidade, Interdisciplinaridade, Sujeito

Resumo

O presente artigo visa refletir sobre como o trabalho interdisciplinar com foco na historicidade pode contribuir para a formação de sujeitos letrados. Pretende abordar a construção histórica do sujeito diante do ambiente e da sociedade em que está inserido, utilizando o currículo como base para promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos escolares. Parte do pressuposto de que cabe à escola desenvolver estratégias para que os/as estudantes percebam, de forma integrada, todos os aspectos que envolvem a origem e o desenvolvimento do município em que vive e a relação entre as matérias estudadas. As cidades se mostram cheias de motivos para aguçar a pesquisa em busca do conhecimento histórico e preparo para uma nova perspectiva de sustentabilidade urbana. A elaboração do artigo é focada nos sujeitos atuantes e atualizados com as diferentes formas de abordar a historicidade, por meio da interdisciplinaridade, para que possam formar alunos conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos. O conhecimento dos fatos históricos, pertinentes em cada época, desde o surgimento até os dias atuais, bem como de suas consequências e influências no desenvolvimento das sociedades, auxiliam na construção da criticidade dos alunos. Portanto, o trabalho visa o reconhecimento da educação como melhor caminho na busca do desenvolvimento social e sustentável. Tornando-se a chave para conscientização e construção de uma nova forma do viver, autossuficiente.

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Referências

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Publicado

2021-01-21

Edição

Seção

Artigos