PRÁTICA PEDAGÓGICA
historicidade e a interdisciplinaridade na construção do sujeito
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v6n1-2019-58932Palavras-chave:
Historicidade, Interdisciplinaridade, SujeitoResumo
O presente artigo visa refletir sobre como o trabalho interdisciplinar com foco na historicidade pode contribuir para a formação de sujeitos letrados. Pretende abordar a construção histórica do sujeito diante do ambiente e da sociedade em que está inserido, utilizando o currículo como base para promover a interdisciplinaridade entre os conteúdos escolares. Parte do pressuposto de que cabe à escola desenvolver estratégias para que os/as estudantes percebam, de forma integrada, todos os aspectos que envolvem a origem e o desenvolvimento do município em que vive e a relação entre as matérias estudadas. As cidades se mostram cheias de motivos para aguçar a pesquisa em busca do conhecimento histórico e preparo para uma nova perspectiva de sustentabilidade urbana. A elaboração do artigo é focada nos sujeitos atuantes e atualizados com as diferentes formas de abordar a historicidade, por meio da interdisciplinaridade, para que possam formar alunos conscientes de seus direitos e deveres como cidadãos. O conhecimento dos fatos históricos, pertinentes em cada época, desde o surgimento até os dias atuais, bem como de suas consequências e influências no desenvolvimento das sociedades, auxiliam na construção da criticidade dos alunos. Portanto, o trabalho visa o reconhecimento da educação como melhor caminho na busca do desenvolvimento social e sustentável. Tornando-se a chave para conscientização e construção de uma nova forma do viver, autossuficiente.
Downloads
Referências
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Média e Tecnológica. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: Ministério da Educação, 2002.
FAZENDA, I. A Interdisciplinaridade: um projeto em parceria. São Paulo: Loyola, 1993.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987
FRIGOTTO, G. A interdisciplinaridade como necessidade e como problema nas ciências sociais. In: JANTSCH, A. P.; BIANCHETTI, L. (orgs) Interdisciplinaridade: para além da filosofia do sujeito. Petrópolis, RJ: Vozes, 1995.
JAPIASSÚ, H. Interdisciplinaridade e patologia do saber. Rio de Janeiro: Imago, 1976.
LÜCK, H. Pedagogia interdisciplinar: fundamentos teórico-metodológicos. Petrópolis: Vozes, 1994.
MORIN, E. Educação e complexidade os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2005.
PAVIANI, J. Interdisciplinaridade: conceitos e distinções. 2. ed. Caxias do Sul, RS: Educ, 2008.
SILVA, T. Tadeu da. Documentos de identidade: uma introdução às teorias do currículo. 2.ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e da publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para a distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com o devido reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.