A arte de contar histórias no espaço escolar
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v5n1-2018-51234Palavras-chave:
Contação de histórias, espaço escolar, ensino-aprendizagem, formação docenteResumo
As histórias são construções que a humanidade foi consolidando desde os tempos mais remotos, antes mesmo da existência da escrita, o homem sentiu necessidade de estabelecer comunicações. Esse legado cultural perpetuou por séculos, foi adquirindo formas que variaram com a época e o contexto histórico pertencente. As histórias contadas abarcam a dimensão do saber: promovem o desenvolvimento das crianças, estimulam a criatividade, propõem o senso estético e crítico, o desenvolvimento da oralidade, da escrita, e do campo visual, imprescindíveis ao processo de ensino-aprendizagem. A presença de momentos tão marcantes como estes na escola não pode ser relegada apenas às horas de entretenimento, distração ou relaxamento para os alunos, nem devem apenas cumprir com a disciplina, conteúdo ou currículo. O objetivo deste artigo por meio da pesquisa bibliográfica é o de compreender o papel da contação de história no universo escolar. Para tanto se faz o seguinte questionamento: que lugar as mesmas ocupam nas instituições de ensino? Como se dá aplicação da contação de histórias na prática educativa? Qual a contribuição da mesma no processo de ensino aprendizagem? Quais as técnicas utilizadas para se contar histórias? O que desperta o interesse nos alunos? Foi utilizado como embasamento teórico autores que se debruçam sobre o tema de maneira consubstanciada; para a metodologia da pesquisa Gil (2003), Thiollent (1996), Ludke (1986), André (1985) dentre outros, em relação ao tema busquei os apontamentos de: Abramovich (1986), Coelho Novaes (2000), Coelho Bety (1986), Bussato (2006) Fonseca (2012) além de pesquisar documentos legais como referencial, diretriz, etc. Buscou-se a partir do tema exposto reflexões teóricas que servirão de subsídios com vistas à melhoria na formação docente.
Downloads
Referências
ANDRÉ, Marli Eliza Dalmazo Afonso de. Etnografia da prática escolar. Campinas, SP: Papirus, 1995.
BRANDÃO Ana Carolina Perrusi, Ester Calland de Sousa Rosa (org.), Ler e escrever na Educação Infantil discutindo práticas pedagógicas. 2.ed, Belo Horizonte: Autêntica editora, 2011.
BRUNO Bettelheim. A Psicanálise dos contos de fadas. Rio de Janeiro: Paz e terra, 2007.
BUARQUE, Chico. João e Maria. Disponível em: http://www.vagalume.com.br/chico-buarque/joao-e-maria.html#ixzz3t1zEZ13. Acesso em 01/12/2015 00.11
BUSSATO, Cléo. A arte de contar histórias no século XXI: tradição e ciberespaço. Petrópolis, RJ: Vozes, 2006.
________________ Contar e encantar- Pequenos Segredos da narrativa: Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise, didática. 1.ed. São Paulo: 2000.
COELHO, Betty. Contar histórias uma arte sem idade. São Paulo: Ática, 1986.
FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler em três artigos que se completam 39º ed.- São Paulo, Cortez, 2000.
FONSECA. Edi. Interações: com olhos de ler, apontamentos sobre a leitura para a prática do professor da educação infantil.São Paulo, 2012, coleção interações.
GALVÃO, Isabel. Henri Wallon: Uma concepção dialética do desenvolvimento infantil. Petropólis: Vozes, 1995.
GIL, Antonio Carlos, 1946- Como elaborar projetos de pesquisa. 4.ed.- São Paulo: Atlas 2003.
MACHADO, Regina. Acordais: fundamentos teórico-poéticos da arte de contar histórias. São Paulo, 2004.
OLIVEIRA, Marta Kohl de. Vygotsky Aprendizado e desenvolvimento um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1997.
REYES, Yolanda: A casa imaginária: leitura e literatura na primeira infância. 1ed.- São Paulo: Global, 2010.
THIOLLENT, Michel 1947 Metodologia da pesquisa-ação. 7ed, São Paulo, Cortez 1996.
ZILBERMAN, R. A literatura infantil na escola. 6 ed, São Paulo, Global, 1987.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.