PRÁTICA PEDAGÓGICA:

AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO ESCOLAR

Autores

  • Maria das Graças Carvalho Vilela UFU
  • Thais Coutinho UFU

DOI:

https://doi.org/10.14393/DP-v4n1-2017-48721

Palavras-chave:

Inclusão Escolar, Prática Pedagógica, Educação Básica

Resumo

O presente artigo trata das dificuldades que o professor regente encontra em desenvolver uma prática pedagógica diária voltada para a inclusão escolar. Assim sendo, teve-se como principal objetivo analisar o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, de ordem, física, intelectual e psicológica. De modo específico este estudo buscou ainda, descrever o processo histórico de inclusão escolar e a falta de formação adequada por parte do professor para receber o aluno com deficiência em sala de aula. Sem dúvida, a inclusão escolar é um dos maiores desafios que o professor se depara no desempenho de sua função, pois envolve não só o aluno com alguma necessidade educacional, física, intelectual ou psicológica especiais, como também envolve a escola, a família, a sociedade. Por essa razão, pesquisar sobre o processo de inclusão escolar é algo imprescindível e bastante justificável, tendo em vista que não basta inserir o aluno na sala de aula regular, é necessário se preocupar principalmente com o seu desenvolvimento e ter um acompanhamento cotidiano de sua aprendizagem, uma elaboração pedagógica satisfatória, no intuito de valorizar suas potencialidades e propiciar sua interação os demais alunos. Para desenvolver essas reflexões foram utilizados os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental, que permitiram uma apreciação analítica dos textos, esboços, leis, decretos e portarias. A partir das análises é possível concluir que as dificuldades pedagógicas surgem como resultado da ausência de uma reflexão rigorosa por parte do professor sobre suas práticas e sobre a sua necessidade de formação.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria das Graças Carvalho Vilela, UFU

Especialista em coordenação pedagógica

Thais Coutinho, UFU

Doutora em Educação

Downloads

Publicado

2019-05-17

Edição

Seção

Artigos