PRÁTICA PEDAGÓGICA:
AS DIFICULDADES DOS PROFESSORES EM DESENVOLVER UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA DE INCLUSÃO ESCOLAR
DOI:
https://doi.org/10.14393/DP-v4n1-2017-48721Palavras-chave:
Inclusão Escolar, Prática Pedagógica, Educação BásicaResumo
O presente artigo trata das dificuldades que o professor regente encontra em desenvolver uma prática pedagógica diária voltada para a inclusão escolar. Assim sendo, teve-se como principal objetivo analisar o processo de inclusão escolar de alunos com necessidades educacionais especiais, de ordem, física, intelectual e psicológica. De modo específico este estudo buscou ainda, descrever o processo histórico de inclusão escolar e a falta de formação adequada por parte do professor para receber o aluno com deficiência em sala de aula. Sem dúvida, a inclusão escolar é um dos maiores desafios que o professor se depara no desempenho de sua função, pois envolve não só o aluno com alguma necessidade educacional, física, intelectual ou psicológica especiais, como também envolve a escola, a família, a sociedade. Por essa razão, pesquisar sobre o processo de inclusão escolar é algo imprescindível e bastante justificável, tendo em vista que não basta inserir o aluno na sala de aula regular, é necessário se preocupar principalmente com o seu desenvolvimento e ter um acompanhamento cotidiano de sua aprendizagem, uma elaboração pedagógica satisfatória, no intuito de valorizar suas potencialidades e propiciar sua interação os demais alunos. Para desenvolver essas reflexões foram utilizados os procedimentos técnicos da pesquisa bibliográfica e documental, que permitiram uma apreciação analítica dos textos, esboços, leis, decretos e portarias. A partir das análises é possível concluir que as dificuldades pedagógicas surgem como resultado da ausência de uma reflexão rigorosa por parte do professor sobre suas práticas e sobre a sua necessidade de formação.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.