TITULE-SE! PUBLIQUE! PESQUISE! PRODUZA! - O PESO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA FORMATAÇÃO DE UM PERFIL ESPECÍFICO PARA OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR

Conteúdo do artigo principal

Simone Maria Ávila Silva Reis
Andrea Gomes Oliveira
Juliana Bisinotto Gomes Lima
Luiz Carlos Gonçalves

Resumo

: A conjuntura atual é de profundas, rápidas e significativas transformações, que impõem novos desafios à educação superior. A resposta imediata tem sido a multiplicação e diversificação das Instituições de Ensino Superior. Nesse contexto, a avaliação apresenta-se como um instrumento importante, contribuindo para a disseminação do debate sobre a qualidade que se tem e aquela pretendida. Seus mecanismos pautam as políticas públicas educacionais e subsidiam processos decisórios e intervenções. Porém, as políticas vigentes, identificadas com a base econômica de produção, prestigiam fortemente o pilar da regulação em detrimento do pilar da emancipação. Assim, são as forças regulatórias que caracterizam as avaliações, definindo o que deve ser uma educação e um professor de sucesso. Professor esse que, exposto aos desafios impostos ao seu trabalho, percebe multiplicarem-se as exigências quanto ao seu desempenho. Face a esta realidade, desenvolvemos o presente trabalho, que tem por objetivo conhecer os reflexos da avaliação sobre o perfil docente, e analisar eventuais discrepâncias entre o exigido e o que efetivamente deveria ser abordado e desenvolvido a partir da avaliação. Os instrumentos da pesquisa foram questionários e entrevistas semiestruturados. Os sujeitos foram 41 professores do curso de graduação em Odontologia da FOUFU (Faculdade de Odontologia da Universidade Federal de Uberlândia). A partir dos resultados foi possível demonstrar que, frente às atuais políticas de avaliação institucional, cujo conjunto de normas e prescrições privilegiam a lógica da produtividade, o professor faz o possível para se adequar. Menos preocupado com as questões do ensino e com a sua precária formação didático-pedagógica, investe na titulação via formação continuada em cursos de mestrado e doutorado nas áreas de suas especialidades, dedica-se à pesquisa nas mesmas áreas e às publicações que, ao cabo, são o que realmente contam para a avaliação vigente

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Como Citar

REIS, Simone Maria Ávila Silva; OLIVEIRA, Andrea Gomes; LIMA, Juliana Bisinotto Gomes; GONÇALVES, Luiz Carlos. TITULE-SE! PUBLIQUE! PESQUISE! PRODUZA! - O PESO DAS POLÍTICAS PÚBLICAS DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA FORMATAÇÃO DE UM PERFIL ESPECÍFICO PARA OS DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR. DiversaPrática, Uberlândia, v. 2, n. 2, 2016. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/33616. Acesso em: 14 dez. 2025.

Referências

ALVES, R. O professor não vale nada. Disponível em: http://www.icb.ufmg.br/lpf/rubemalves,1999.html. Acesso em: 05 de fevereiro de 2015.

ANASTASIOU, L. G. C. Construindo a docência no ensino superior: relação entre saberes pedagógicos e saberes científicos. In: ROSA, D. E. G.; SOUZA, V. C. (Org.) Didática e prática de ensino: interfaces com diferentes saberes e lugares formativos. Rio de Janeiro: DP & A, 2002, p. 173

BRASIL. Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Diário Oficial da União. Brasília, DF, v. 134, n. 248, p. 27833-841, 23 dez. 1996.

BRASIL. Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes)/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Avaliação externa de instituições de educação superior: diretrizes e instrumento. Brasília: MEC, 2005.

CAMPOS, Jr. W.M. A questão da qualidade do ensino e suas implicações político-pedagógicas na Faculdade de Odontologia da PUC-Campinas. Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Campinas, 1998, 98f. (Dissertação de Mestrado em Educação).

CUNHA, M.I. Ensino como mediação da formação do professor universitário. . In: MOROSINI, M.C. (Org.). Professor do ensino superior: Identidade, docência e formação. Brasília, 2000.

______. Docência na universidade, cultura e avaliação institucional: saberes silenciados em questão. Revista Brasileira de Educação, v. 11, n. 32, p. 258

DIAS SOBRINHO, J. Avaliação e Transformações da Educação Superior Brasileira (1995-2009): do PROV

LEHER, R. Para silenciar os campi. Educação & Sociedade. Campinas, v.25, nº 88, Especial, Out., 2004, p.867-891.

PACHANE, G.G. A importância da formação da formação pedagógica para o professor universitário: a experiência da UNICAMP. Faculdade de Educação, UNICAMP, Campinas, SP, 2003. Tese (Doutorado em educação).

P

POLIDORI, M.M. Políticas de avaliação da educação superior brasileira: Provão, SINAES, IDD, CPC, IGC e... outros índices. Avaliação: Revista da Avaliação da Educação Superior, v. 14, n. 2, p. 439-452, jul. 2009.

SOUSA, S.Z.; LOPES, V.V. Avaliação nas políticas educacionais atuais reitera desigualdades. Revista Adusp, p.53-59, jan. 2010.

VASCONCELOS, M. L. M. C. Contribuindo para a formação de professores universitários: relato de experiências. In: MASETTO, M. (org.) Docência na Universidade, 3 ed., Campinas: Papirus, 2001. p.77-112.