CONTRIBUIÇÕES DO PIBID BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA

Autores

  • Pedro Henrique Parada Ferrari UFU
  • Daniela Franco Carvalho UFU

Palavras-chave:

PIBID, formação política, representações docente, licenciandos, marxismo

Resumo

O presente trabalho foi desenvolvido a partir da dissertação, intitulada Contribuições do PIBID Biologia da Universidade Federal de Uberlândia para a formação política do professor de Ciências e Biologia, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Tem como objetivo investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Biologia - da Universidade Federal de Uberlândia para a formação política do professor de Ciências e Biologia. A pesquisa é compromissada com a perspectiva materialista-histórico-dialética que norteia epistemologicamente o estudo, tendo como procedimentos técnicos para coleta de dados: análise documental da portaria n.096 de julho de 2013 da CAPES, e entrevistas com pibidianos do subprojeto Biologia - UFU. As contradições foram levantadas no mapeamento textual e agrupadas em categorias para elaboração da síntese das ideias, contextualizando-as à teoria. A análise temática, alicerçou a organização dos dados, desdobrando-se em três etapas, posteriores às representações dos entrevistados: pré-análise, exploração do material e posterior tratamento dos resultados e interpretação. O PIBID - Biologia - UFU evidencia potencial de catalisar debates coletivos sobre a profissão docente, entretanto revela fragilidade na formação sócio política dos pibidianos. A formação do professor é prioritariamente compreendida no acúmulo de técnicas de ensino, propostas de aulas inovadoras e constante adequação tecnológica. Os pibidianos não assumem correntes filosóficas, mantendo suas práticas ancoradas a um ecletismo epistêmico. O PIBID mostra-se um projeto com potencial de maturação reflexiva referente ao trabalho docente por adentrar o espaço escolar e inserir os licenciandos, ainda que de maneira fragmentada, ao universo do trabalho. 

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Referências

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Publicado

2016-03-14

Edição

Seção

Artigos