CONTRIBUIÇÕES DO PIBID BIOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA PARA A FORMAÇÃO POLÍTICA DO PROFESSOR DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA
Palavras-chave:
PIBID, formação política, representações docente, licenciandos, marxismoResumo
O presente trabalho foi desenvolvido a partir da dissertação, intitulada Contribuições do PIBID Biologia da Universidade Federal de Uberlândia para a formação política do professor de Ciências e Biologia, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Tem como objetivo investigar as contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Biologia - da Universidade Federal de Uberlândia para a formação política do professor de Ciências e Biologia. A pesquisa é compromissada com a perspectiva materialista-histórico-dialética que norteia epistemologicamente o estudo, tendo como procedimentos técnicos para coleta de dados: análise documental da portaria n.096 de julho de 2013 da CAPES, e entrevistas com pibidianos do subprojeto Biologia - UFU. As contradições foram levantadas no mapeamento textual e agrupadas em categorias para elaboração da síntese das ideias, contextualizando-as à teoria. A análise temática, alicerçou a organização dos dados, desdobrando-se em três etapas, posteriores às representações dos entrevistados: pré-análise, exploração do material e posterior tratamento dos resultados e interpretação. O PIBID - Biologia - UFU evidencia potencial de catalisar debates coletivos sobre a profissão docente, entretanto revela fragilidade na formação sócio política dos pibidianos. A formação do professor é prioritariamente compreendida no acúmulo de técnicas de ensino, propostas de aulas inovadoras e constante adequação tecnológica. Os pibidianos não assumem correntes filosóficas, mantendo suas práticas ancoradas a um ecletismo epistêmico. O PIBID mostra-se um projeto com potencial de maturação reflexiva referente ao trabalho docente por adentrar o espaço escolar e inserir os licenciandos, ainda que de maneira fragmentada, ao universo do trabalho.
Downloads
Referências
BONI, Valdete; QUARESMA, Sílvia Jurema. Aprendendo a entrevistar: como fazer entrevistas em Ciências Sociais. Revista Eletrônica dos Pós-Graduandos em Sociologia Política da UFSC Vol. 2 nº 1 (3), janeiro-julho/2005, p. 68-80.
BRASIL. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
IASI, Mauro Luis. Processo de consciência. São Paulo: CPV, 1999
JAPIASS
LANKSHEAR, Colin & Knobel, Michele. Pesquisa Pedagógica: do projeto à implementação; tradução: Magda França Lopes. POA: Artmed, 2008.
LUCKESI, Cipriano Carlos. Filosofia da Educação. 19p. São Paulo: Cortez, 2003
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Tradução de Reginaldo Sant
MORAES, Maria Célia Marcondes. Recuo da teoria: dilemas da pesquisa em educação. Revista Portuguesa de Educação, v. 14, n.1, 2001.
MORAES, Maria Célia Marcondes. O Renovado Conservadorismo da Agenda Pós-Moderna. Cadernos de Pesquisa, v. 34, n. 122, p. 337-357, maio/ago, 2004.
NETTO, José Paulo. Introdução ao estudo do método de Marx. São Paulo: Expressão Popular, 2011. 64 p.
PINTO, Álvaro Vieira. Ciência e existência. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
SEVERINO, Antônio Joaquim. Metodologia do trabalho científico. São Paulo: Cortez, 1996.
TRIVI
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.