UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ACESSO E EXCLUSÃO

Conteúdo do artigo principal

Maria Amélia de Castro Cotta
Diva Souza Silva

Resumo

Refletir sobre os cursos de pós-graduação lato sensu na modalidade EaD a partir de uma experiência como formuladoras do material didático e de acompanhamento aos alunos é a proposta de nosso artigo. O desafio que encontramos hoje está em criar condições para que esta modalidade de educação ultrapasse a transmissão da informação. Neste sentido, a interação entre alunos e alunos, professores e alunos ainda é um desafio. Alguns fatores devem ser lembrados e incorporados como desafios para os docentes, coordenadores de cursos e gestores na modalidade a distância. Entre eles, está o contexto social em que o aluno se encontra. Dentre os relatos dos alunos sobre a experiência vivida na oferta de um curso de especialização a distância, destaca-se a falta de conhecimento e domínio das tecnologias. Isto também pode significar que as dificuldades tecnológicas dos alunos estão associadas aos processos formativos escolares e com a educação como um todo. Um curso na modalidade a distância traz como possibilidade ao sujeito, o fato de poder em sua singularidade e em seu espaço e tempo particular de vida, ter acesso ao conhecimento, a informação, a educação. No entanto, ao nos relacionar com as inovações tecnológicas, é necessário ainda pensar sobre a relação destas com as inovações pedagógicas. Isto implica em dizer que ainda é necessário pensar em termos institucionais, sobre o que significa esta modalidade de ensino e suas implicações, principalmente nas concepções sobre ensino, aprendizagem, estudo e gerenciamento de processos educativos. A compreensão da educação a distância está inserida numa categoria maior, ou seja, é educação. Do contrário, permanecerá o desconforto de professores, alunos e gestores de se trabalhar com a modalidade e qualificá-la.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos

Biografia do Autor

Maria Amélia de Castro Cotta

Professora do curso de Pedagogia da Universidade Estadual Paulista "Julio Mesquita Filho/UNESP/Brasil; ameliacotta@gmail.com

Diva Souza Silva

Professora da Faculdade de Educação e do Programa de Pós Graduação Comunicação e Sociedade da Universidade Federal de Uberlândia/UFU/Brasil

Como Citar

COTTA, Maria Amélia de Castro; SILVA, Diva Souza. UM CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA: ACESSO E EXCLUSÃO. DiversaPrática, Uberlândia, v. 1, n. 2, 2013. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/diversapratica/article/view/22386. Acesso em: 14 dez. 2025.

Referências

BOBBIO, N. (2004). A Era dos Direitos. Rio de Janeiro: Elsevier.

BORBA, M. C. O. (2002). Computador é a solução: Mas qual é o problema? In: Severino, A. J.; Fazenda, I. C. A. (Orgs.) Formação docente: Rupturas e possibilidades. Campinas: Papirus. p. 141-161.

FREIRE, P. (1967). Educação como prática da liberdade. Rio de Janeiro: Paz e Terra. Marx K. (2004). Manuscritos econômico-filosóficos. São Paulo: Boitempo

MILL, D. (2010). Sistemas logísticos em Educação a Distância: uma visão crítica. In: MILL, D. e PIMENTEL, N. (orgs). Educação a distância. Desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCAR.

PIMENTEL, N. M. e MILL, D. (2010). Ensino, aprendizagem e inovação na Educação a Distância: desafios contemporâneos dos processos educacionais. In: MILL, D. e PIMENTEL, N.(orgs). Educação a distância. Desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCAR.

SCHLEMMER, E.(2010). Inovações? Tecnológicas? na Educação. In: MILL, D. e PIMENTEL, N. (orgs). Educação a distância. Desafios contemporâneos. São Carlos: EdUFSCAR.

SILVA, D. S. (2010). A constituição docente em matemática à distância: Entre saberes, experiências e narrativas. Tese (Doutorado)

TEIXEIRA, A. (1994). Educação não é privilégio. 5a. ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.

VIANNEY, J.; Torres, P.; Silva, E. (2003). A universidade virtual no Brasil. Tubarão: Editora Unisul.