INDISCIPLINA NA SALA DE AULA: A VISÃO DE ALUNOS E PROFESSORES

Autores

  • Carolinne dos Santos Braz Mestranda em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Lourdes Maria Campos Corrêa Doutoranda em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Débora Cristina de Oliveira Nunes Doutoranda em Genética e Bioquímica, Instituto de Genética e Bioquímica, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).
  • Fernanda Helena Nogueira-Ferreira Professora Doutora do Instituto de Biologia, Universidade Federal de Uberlândia (UFU).

Palavras-chave:

indisciplina, relação professor-aluno, Ensino Fundamental

Resumo

Esta pesquisa objetivou investigar o conceito de indisciplina existente entre professores e alunos e as ações dos professores frente a situações indisciplinares. Foram amostrados 179 alunos e oito professores de escolas públicas do Ensino Fundamental da cidade de Uberlândia-MG, por meio de questionário e entrevistas. Para as meninas, atos de indisciplina estão relacionados com manifestações verbais e para os meninos, com manifestações comportamentais. Entre os professores, indisciplina está relacionada ao desrespeito às normas da escola. Os alunos relataram que os professores contêm a indisciplina conversando com eles, seus pais ou diminuindo sua nota. Diante de situações de indisciplina os professores afirmaram tanto dialogar com os alunos sobre o comportamento indisciplinar como encaminhá-los à direção da escola. Portanto, a indisciplina apresenta-se sob diversas formas no ambiente escolar. Os docentes tentam solucioná-la por meio da punição dos alunos, medida que atua no controle do problema a curto prazo. Já a ideia de prevenção das condutas indisciplinares ainda não está presente entre as medidas adotadas pelos professores.

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Publicado

2013-08-14

Edição

Seção

Artigos