Código de Conduta Como Instrumento Para Educação em Valores de Jovens Universitários: Um Estudo Comparativo

Autores

  • Thereza Carolina Gonçalves Vieira
  • Maria Alzira de Almeida Pimenta Universidade de Uberaba

Palavras-chave:

Formação em Valores. Comportamento. Código de conduta.

Resumo

Pode o ambiente de ensino, influenciar a formação em valores? Tendo como ponto de partida, não somente a existência, mas, principalmente, a persistência de um dos maiores problemas da atualidade, na área da educação - o comportamento antissocial dos estudantes universitários - o presente estudo investigou se a existência e manutenção de um código de conduta nas universidades poderia figurar como uma nova forma de tratar a questão da educação em valores, como um instrumento educativo que proporcione a vivência cotidiana e rotineira dos valores. Dessa forma, o estudo consistiu num levantamento, descrição e análise comparativa de duas instituições de ensino superior que já utilizam, em seu cotidiano escolar, um código de ética: a USP e o ITA. Como referencial teórico, elegemos os filósofos e autores cujos pensamentos possuem convergência entre ética, disciplina e educação como Charlot (2000), Savater (2002), Kohlberg (2006), Moretto (2007), Araújo e Puig (2007), Schulz (2008), Bombino (2009) e Dalarosa (2009).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ADADE FILHO, Alberto. Disciplina Consciente. São José dos Campos: ITA, 2010. 47 diapositivos, color. Disponível em < http://www.pro-grad.ita.br/textos_e_apresentacoes/Disciplina_Consciente_-_2010.pdf>. Acesso em: 18 jan. 2012.

ANDR

ARA

BOMBINO, L. R. L. De qué ética hablamos. In: BOMBINO, L. R. L.; VÁSQUEZ, A. de A.; PORTO, M. E. Por uma Nueva

______. Una reflexión sobre moralidad y valores. In: BOMBINO, L. R. L.; VÁSQUEZ, A. de A.; PORTO, M. E. Por uma Nueva

DALAROSA, Adair

GIL, Antônio Carlos. Como Elaborar Projetos de Pesquisa. 4. ed. 12. Impressão. São Paulo: Atlas, 2009, 176p.

GOUVEIA, Valdiney Veloso et al. Questionário de comportamentos anti-sociais e delitivos: evidências psicométricas de uma versão reduzida. Psicologia: Reflexão e Crítica. Porto Alegre, v.22, p. 20-28, 2009. Disponível em: < http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0102-79722009000100004>. Acesso em: 23 jun. 2011.

HADDAD, Camilla. Universitários de classe média são presos por sequestros relâmpagos no Brooklin. O Estado de S. Paulo, São Paulo, 31 jul. 2012. Cidades. Disponível em: <http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,universitarios-de-classe-media-sao-presos-por-sequestros-relampagos-no-brooklin,908277,0.htm>. Acesso em: 13 ago. 2012.

INSTITUTO BRASILEIRO DE OPINI

LA TAILLE, Yves de. A questão da indisciplina: ética, virtudes e educação. In: DEMO, Pedro; LA TAILLE, Yves de; HOFFMANN, Jussara. Grandes Pensadores em Educação: O desafio da aprendizagem, da formação moral e da avaliação. 4ed. Porto Alegre: Mediação, 2008. p. 67

MORETTO, Pedro Vasco. Avaliação da Aprendizagem: uma relação ética. Encontro Temático Regionalizado 2007. [S.l.]: Exponte, 2007. Disponível em: <http://www.escolainterativa.com.br/canais/20_encontros_tem/2007/Curitiba/Texto%20Curitiba.pdf>. Acesso em: 12 jul. 2011.

NUNES, Fabiano. Especialista culpa falta de

O C

PIMENTA, Maria Alzira de Almeida; PIMENTA, Sonia. Fraude em Avaliações de aprendizagens: Estudo Comparativo entre o Nordeste e o Sudeste do Brasil. Anais do IV Congreso Nacional y III Encuentro Internacional de Estudios Comparados en Educación. Buenos Aires, 2011. Disponível em: <http://www.saece.org.ar/papers4.php>. Acesso em: 04 jan. 2012

PIMENTEL, Carlos Eduardo; GOUVEIA, Valdiney Veloso; VASCONCELOS, Tatiana Cristina. Preferência musical, atitudes e comportamentos anti-sociais entre estudantes adolescentes: um estudo correlacional. Estudos de Psicologia. Campinas, [online]. 2005, vol.22, n.4, p. 403-413. ISSN 0103-166X.

PUIG, José Maria. Aprender a Viver. In: ARANTES, Valéria Amorim (Org.). Educação e Valores. São Paulo: Summus, 2007. p. 65

SAVATER, Fernando.

SCHULZ, Almiro.

VAZQUEZ, Adolfo Sánchez.

VICHESSI, Beatriz. Como se livrar da indisciplina. In: EDUCAR para crescer. [S.l.], 30 out. 2009. Disponível em: <http://educarparacrescer.abril.com.br/comportamento/indisciplina-sala-aula-509283.shtml>. Acesso em: 03 dez. 2003.

WANDERLEY, Luiz Eduardo W..

Downloads

Publicado

2012-12-04

Edição

Seção

Artigos