Código de Conduta Como Instrumento Para Educação em Valores de Jovens Universitários: Um Estudo Comparativo
Palavras-chave:
Formação em Valores. Comportamento. Código de conduta.Resumo
Pode o ambiente de ensino, influenciar a formação em valores? Tendo como ponto de partida, não somente a existência, mas, principalmente, a persistência de um dos maiores problemas da atualidade, na área da educação - o comportamento antissocial dos estudantes universitários - o presente estudo investigou se a existência e manutenção de um código de conduta nas universidades poderia figurar como uma nova forma de tratar a questão da educação em valores, como um instrumento educativo que proporcione a vivência cotidiana e rotineira dos valores. Dessa forma, o estudo consistiu num levantamento, descrição e análise comparativa de duas instituições de ensino superior que já utilizam, em seu cotidiano escolar, um código de ética: a USP e o ITA. Como referencial teórico, elegemos os filósofos e autores cujos pensamentos possuem convergência entre ética, disciplina e educação como Charlot (2000), Savater (2002), Kohlberg (2006), Moretto (2007), Araújo e Puig (2007), Schulz (2008), Bombino (2009) e Dalarosa (2009).Downloads
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