RELAÇÃO ENTRE LEITURA, ABORDAGEM DE ENSINO, O LIVRO DIDÁTICO E AS NECESSIDADES DOS APRENDIZES

Autores

  • Gisele da Cruz Rosa Universidade Federal de Uberlândia
  • Daisy Rodrigues Vale Universidade Federal de Uberlândia

Palavras-chave:

Livro didático. Abordagem Instrumental. Ensino de leitura.

Resumo

Leitura é de extrema importância para a vida do ser humano que atua em uma sociedade contemporânea. O ensino de inglês como língua estrangeira faz parte do processo de formação do cidadão brasileiro e do mundo neste terceiro milênio, assim como a compreensão e a produção do texto escrito. Leitura e compreensão do texto em inglês/LE têm atraído centenas de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que tem trazido contribuições significativas. No entanto, ainda há uma lacuna a ser preenchida porque o ensino de inglês no Brasil ainda não atende às necessidades reais de uso de textos por um público adulto, em curto prazo. Nessa perspectiva, no intuito de analisar e compreender o ensino da língua numa relação de integração à formação do leitor, esta pesquisa apresenta uma análise de textos e respectivos exercícios de compreensão, publicados em duas séries didáticas adotadas por escolas locais. A análise foi feita a partir de um levantamento de temas de interesse de aprendizes adultos inseridos em contexto acadêmico. São contempladas as discussões teóricas relacionadas ao ensino da leitura e, mais especificamente, a abordagem instrumental para ensino de línguas, além da análise e avaliação do material didático para o ensino de línguas. Este trabalho propõe trazer contribuições para o ensino de inglês/LE se dedicando a uma análise e verificação do tratamento dado ao texto escrito focando nas abordagens contemporâneas de ensino de línguas, com foco em averiguar se o corpus desse trabalho, textos presentes nas séries didáticas já citadas, se adéqua ao seu público alvo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele da Cruz Rosa, Universidade Federal de Uberlândia

Licencianda do Curso de Letras pela Universidade Federal de Uberlândia; Graduanda em Direito pela Faculdade Pitágoras; Pesquisadora da área de Linguística Aplicada e Técnica em Administração pela Escola Técnica de Formação Gerencial.

Daisy Rodrigues Vale, Universidade Federal de Uberlândia

Graduação em Letras pela Universidade Federal de Uberlândia (1985), especialização emEducação Brasileira, Mestrado em Lingüística pela Universidade Federal de Uberlândia (1998)e Doutorado em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2006).Atualmente é professora adjunto 3 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência naárea de Lingüística Aplicada, com ênfase no processo de retextualização que envolve leituraem Lingua Inglesa - LE, atuando principalmente nos seguintes temas: tradução sinóptica, Inglêspara fins acadêmicos, leitura, formação de professores de Língua Inglesa.

Referências

ANTHONY, Laurence. English for Specific Purposes: What does it means? Why is it different? Disponível em: <http://www.antlab.sci.waseda.ac.jp/abstracts/ESParticle.html>. Acesso em: Acesso em: 14 set. 2010.

ANTHONY, Laurence. English for Specific Purposes and the role of the ESP practitioner. Disponível em: <http://www.antlab.sci.waseda.ac.jp/abstracts/Aizukiyo97.pdf>. Acesso em: 14 set. 2010.

CARVALHO, Regina Célia de; LIMA, Paschoal (org.). Leitura: Múltiplos olhares. Campinas: Mercado de Letras, 2005.

CARVALHO, Sérgio Nascimento de. O enfoque instrumental na leitura.Disponível em: <http://www.filologia.org.br/soletras/10/12.htm >. Acesso em: 14 set. 2010.

COOK, V. Relating SLA research to language teaching materials. Canadian Journal of Applied Linguistics, v1, N1-2, 1998.

DIAS, Reinildes. Ficha de Avaliação

Disponível em: . Acesso em: 13 set. 2010.

DUDLEY-EVANS, Tony; St. JOHN, Maggie Jo. Developments in ESP: A multidisciplinary approach. United Kingdom: Cambridge University Press, 2009.

ELLIS, R. The empirical evaluation of language teaching materials. ELT Journal Volume 51/1 January 1997

FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 45 ed. São Paulo: Cortez, 2003.

KUMARAVADIVELU, B. Beyond Methods: Macrostrategies for language teaching. Disponível em: < http://www.yale.edu/yup/pdf/095732_front_1_2.pdf>. Acesso em: 10 set. 2011.

N

NUNAN, David. The learner-centred curriculum: a study in second language teaching. Cambridge: Cambridge University Press, 1996, p. 21-41 e 98-113.

NUNAN, David. Second language teaching and learning. Boston: Heinle & Heinle Publishers.

REDSTON, Chris; CUNNINGHAM, Gillie. Face2face: elementary book. Cambridge:

Cambridge University Press, 2005

RICHARDS, J.C. Materials development and research- Making the connections. Paper presented at a colloquium on research and materials development- TESOL Convention, SanAntonio, March, 2005. Disponível em: <http://www.professorjackrichards.com/pdfs/materials-development-making-connection.pdf>. Data de acesso: 25 abr. 2010.

ROST, Michael. Worldview 1. Londres: Longman, 2007.

VIAN Jr. Orlando. Inglês Instrumental, Inglês para Negócios e Inglês Instrumental para Negócios. Disponível em: <http://www.portaleducacao.com.br/pedagogia/artigos/6687/ingles-instrumental-ingles-para-negocios-e-ingles-instrumental-para-negocios>. 20 abr. 2011.

VILA

análise, avaliação e adaptação. Revista Eletrônica do Instituto de Humanidades, v. VII, n. XXXII. Jan - Mar 2010.

Downloads

Publicado

2012-12-04

Edição

Seção

Artigos