DESENVOLVIMENTO E UTILIZAÇÃO DE VIDEOAULA ENQUANTO RECURSO DIDÁTICO NA ABORDAGEM DE BIOSSEGURANÇA EM LABORATÓRIO DE AULAS PRÁTICAS
Palavras-chave:
Mídias e educação, Videoaula, Biossegurança.Resumo
Resumo
As tecnologias da comunicação e informação estão cada vez mais presentes no cotidiano, promovendo modificações na sociedade contemporânea, sendo que as tecnologias digitais, instrumentos inovadores e potencializadores do processo de aprendizagem, representadas por blogs, mídias sociais e vídeoaulas, entre outras, se fazem presentes inclusive na educação superior. Diversos recursos tecnológicos são empregados com o objetivo de simplificar a linguagem científica ou técnica e, por meio deles, o docente tem a possibilidade de proporcionar ao aluno, como futuro profissional, a visão de que deve ser sujeito de sua própria educação. Especificamente com relação às medidas de biossegurança, existe grande dificuldade por boa parte significativa dos discentes em sua interpretação e aplicação, devido à complexidade técnica. Cabe aos educadores a tarefa de estimulá-los a buscar recursos que facilitem e promovam o processo de ensino-aprendizagem quanto às medidas de biossegurança, visando a desenvolver neles a consciência crítica e a percepção de que devem estar sempre aprendendo, por meio de educação continuada ou em serviço. A partir desta concepção, uma equipe multidisciplinar construiu um vídeo didático e instrucional, abordando medidas de biossegurança, direcionado a discentes de um laboratório de aulas práticas em cursos de graduação das ciências biomédicas. Uma apresentação foi elaborada com tema e formatações que facilitassem a leitura. Após a criação do roteiro, foi realizada a gravação da apresentação em software de captura de imagem direta na tela do computador. A videoaula foi apresentada em três disciplinas presenciais de graduação das biomédicas e uma virtual no Moodle e mostrou-se adequada ao objetivo que se propôs. Videoaulas são recursos didáticos que não devem substituir uma aula prática, mas podem servir de apoio. Possibilitam ao docente discutir e refletir sobre o seu método de ensino junto aos discentes, e assim verificar se a videoaula foi facilitadora no processo ensino-aprendizagem.
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