A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO NA ARQUITETURA.
Palavras-chave:
docência Universitária, professor reflexivo, arquitetura.Resumo
Este artigo pretende abordar considerações iniciais sobre a docência no ensino superior acerca do novo contexto do século XXI, assim como discutir e analisar a prática docente universitária do curso de Arquitetura e Urbanismo. Para tanto, se faz necessário uma abordagem sobre a Docência Universitária, sobre o docente do curso de arquitetura e Urbanismo e a respeito do contexto no qual ele se desenvolve hoje em dia, sem a intenção de estanca - lá, visto a amplitude e complexidade de tais assuntos. Durante o processo histórico da Educação muitas questões foram colocadas e abordadas, mas uma que se faz presente até hoje em diversas áreas do conhecimento se refere à Docência no Ensino Superior, o que tem contribuído para uma reflexão de como ensinar com qualidade e assim fundamentar processos eficazes de ensino-aprendizagem. Outro aspecto que vem ganhando espaço e importância se faz em torno da necessidade de rever a eficácia de uma aula tradicional, visto sua capacidade de algumas vezes anular características hoje vistas como muito importante a um discente, principalmente, mas não somente dos cursos de arquitetura e urbanismo, como a autonomia, a crítica e a criatividade.
Downloads
Referências
ARANHA, Maria L. de A.. História da educação. 1.ed. São Paulo: Moderna, 1989.
CUNHA, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In: LEITE, D. B.C.; MOROSINI, M. [Org.]. Universidade futurante: Produção do ensino e inovação. Campinas, SP: Papirus, 1997.
DERTOUZOS, Michael. O que será: como a informação transformará nossas vidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.
DEWEY, John. Vida e Educação. Trad. Anísio Teixeira. 10ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978. (Série Indicação e Debate)
FONTANA, R.A.C. Como nos tornamos professoras? 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 9ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.
GRAEFF, Edgar A., Arte e Técnica na formação do arquiteto. São Paulo: Studio Nobel
GUEDES, Joaquim.
KANT. Sobre a Pedagogia.3. ed. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 2002
MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: N
SCH
SANTOS, A. G. S.; POWACZUK, A. C. H.. Formação e desenvolvimento profissional docente no ensino superior. Campinas, v. 2, n. 1, 2009.
PIMENTA, Selma Garrido.Professor Reflexivo: construindo uma crítica In: Pimenta, Selma Garrido; Ghedin, Evandro (orgs.),
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution Licenseque permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Copyright Statement
a. Authors retain copyright and grant the journal right of first publication with the work simultaneously licensed under the Creative Commons Attribution License allowing the sharing of work and recognition of the work of authorship and initial publication in this journal.