A EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR REFLEXIVO NA ARQUITETURA.

Autores

  • Larissa Caroline Silva Jordão FAUeD - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design - UFU
  • Marcel Alessandro Claro FAUeD - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design - UFU

Palavras-chave:

docência Universitária, professor reflexivo, arquitetura.

Resumo

Este artigo pretende abordar considerações iniciais sobre a docência no ensino superior acerca do novo contexto do século XXI, assim como discutir e analisar a prática docente universitária do curso de Arquitetura e Urbanismo. Para tanto, se faz necessário uma abordagem sobre a Docência Universitária, sobre o docente do curso de arquitetura e Urbanismo e a respeito do contexto no qual ele se desenvolve hoje em dia, sem a intenção de estanca - lá, visto a amplitude e complexidade de tais assuntos. Durante o processo histórico da Educação muitas questões foram colocadas e abordadas, mas uma que se faz presente até hoje em diversas áreas do conhecimento se refere à Docência no Ensino Superior, o que tem contribuído para uma reflexão de como ensinar com qualidade e assim fundamentar processos eficazes de ensino-aprendizagem. Outro aspecto que vem ganhando espaço e importância se faz em torno da necessidade de rever a eficácia de uma aula tradicional, visto sua capacidade de algumas vezes anular características hoje vistas como muito importante a um discente, principalmente, mas não somente dos cursos de arquitetura e urbanismo, como a autonomia, a crítica e a criatividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Larissa Caroline Silva Jordão, FAUeD - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Design - UFU

ENSINO DE ARQUITETURA

Referências

ARANHA, Maria L. de A.. História da educação. 1.ed. São Paulo: Moderna, 1989.

CUNHA, M. I. Aula universitária: inovação e pesquisa. In: LEITE, D. B.C.; MOROSINI, M. [Org.]. Universidade futurante: Produção do ensino e inovação. Campinas, SP: Papirus, 1997.

DERTOUZOS, Michael. O que será: como a informação transformará nossas vidas. São Paulo: Companhia das Letras, 2000.

DEWEY, John. Vida e Educação. Trad. Anísio Teixeira. 10ed. São Paulo: Melhoramentos, 1978. (Série Indicação e Debate)

FONTANA, R.A.C. Como nos tornamos professoras? 3ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

FREIRE, Paulo. Educação como prática da liberdade. 9ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979.

GRAEFF, Edgar A., Arte e Técnica na formação do arquiteto. São Paulo: Studio Nobel

GUEDES, Joaquim.

KANT. Sobre a Pedagogia.3. ed. Trad. Francisco Cock Fontanella. Piracicaba: Unimep, 2002

MOITA, Maria da Conceição. Percursos de formação e de trans-formação. In: N

SCH

SANTOS, A. G. S.; POWACZUK, A. C. H.. Formação e desenvolvimento profissional docente no ensino superior. Campinas, v. 2, n. 1, 2009.

PIMENTA, Selma Garrido.Professor Reflexivo: construindo uma crítica In: Pimenta, Selma Garrido; Ghedin, Evandro (orgs.),

Downloads

Publicado

2012-12-04

Edição

Seção

Artigos