Sertão dos Currais
configurações produtivas da pecuária e das atividades agroalimentares do queijo coalho no Território da Bacia Leiteira/Alagoas
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT174866510Palavras-chave:
Pecuária leiteira, Produção agroalimentar, Agricultura familiar, Queijo coalho, Semiárido de AlagoasResumo
A expansão da pecuária no semiárido alagoano ocorreu aliada à constituição de latifúndios. Todavia, processos de compra e venda da terra entre pequenos e grandes proprietários, bem como, a reestruturação fundiária refletida na criação de assentamentos rurais, possibilitaram, também, a formação de estabelecimentos agropecuários mantidos por pequenos criadores de gado. Diante disso, este artigo tem como objetivo analisar as dinâmicas da pecuária e da produção agroalimentar do queijo coalho protagonizadas por agricultoras e agricultores familiares no Território da Bacia Leiteira – TBL, semiárido de Alagoas. A metodologia está embasada em pesquisas bibliográficas, análise documental e estatística sobre a estrutura fundiária e agropecuária do território e investigações de campo junto a 50 agricultores familiares. A pesquisa de campo fundamenta-se na técnica snowball e na aplicação de entrevistas semiestruturadas. Os resultados denotam que a emergência de pequenos pastores de gado e de assentados da reforma agrária viabilizou a incorporação das práticas da pecuária pela agricultura familiar, que realiza, concomitantemente, as atividades da bovinocultura leiteira e da produção e comercialização do queijo coalho.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Revista Campo-Território
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.