Problema agrícola y movimientos y organizaciones para luchar por la tierra

un estudio en los asentamientos de Nova Andradina/MS

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164208

Resumen

Para a construção desta pesquisa, buscou-se descrever os movimentos socioterritoriais[1] e as organizações sindicais e sociais presentes nos assentamentos do município de Nova Andradina/MS, que permitiram ou contribuíram na conquista pela terra, bem como as influencias da centralidade agrária sob a criação dos assentamentos do município. Tratou-se de evidenciar suas representatividades dentro dos assentamentos, suas formas de luta pela conquista da terra junto aos assentados, bem como sua atuação nos assentamentos após a desapropriação. Além dos movimentos e organizações de luta pela terra, foram apontados elementos dos processos de configuração da questão agrária no Brasil, Estado de Mato Grosso do Sul e no município de Nova Andradina. O processo metodológico pautou-se em uma pesquisa qualitativa e com aporte de entrevistas semiestruturadas, aplicadas junto aos assentados do município. Com os relatos dos participantes da pesquisa, foi possível compreender as ações exercidas pelos movimentos socioterritoriais e organizações sociais na criação dos assentamentos de Nova Andradina.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Fabiano Greter Moreira, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, Campus de Nova Andradina - CPNA.

Doutor em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2019). Mestre em Agronegócios pelo Programa de Pós-Graduação em Agronegócios, oferecido pela Universidade Federal da Grande Dourados - UFGD (2014). Possui Graduação em Administração (2005) e Especialização em Administração Financeira e Logística pela Faculdade de Ciências Contábeis de Nova Andradina - FACINAN (2007). Atua como docente nos Cursos de Tecnologia em Gestão Financeira, Bacharelado em Ciências Contábeis e em Administração na Universidade Federal de Mato Grosso do Sul - UFMS, no Campus de Nova Andradina - CPNA. Professor e Pesquisador com ênfase em: Agricultura Familiar, Assentamentos Rurais, Sucessão e Gestão Familiar, Recursos Humanos, Gestão em Agronegócios, Logística, Agroecologia, Cooperativismo, Desenvolvimento Local e Regional, Desenvolvimento Territorial Rural e Territórios Agrários.

Publicado

2021-10-28

Cómo citar

MOREIRA, F. G. Problema agrícola y movimientos y organizaciones para luchar por la tierra: un estudio en los asentamientos de Nova Andradina/MS. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 42 Out., p. 195–226, 2021. DOI: 10.14393/RCT164208. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/49848. Acesso em: 25 ago. 2024.

Número

Sección

Edição Especial - REDE DATALUTA