Por uma internacionalização universitária fora do eixo
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT206079880Palavras-chave:
internacionalização, decolonial, universidade, Sul GlobalResumo
Este artigo propõe uma reflexão crítica sobre modelos hegemônicos de internacionalização universitária, com foco em experiências e perspectivas fora do eixo tradicional do norte global. Parte do entendimento de que a internacionalização do ensino superior não é neutra, mas carrega disputas históricas de poder e epistemologia, muitas vezes reforçando desigualdades e colonialidades. A partir de autores como Saquet e Krenak, defende-se uma internacionalização decolonial, baseada no território, na justiça epistêmica, na valorização dos saberes locais e na construção de parcerias acadêmicas internacionais simétricas. O texto propõe ainda uma agenda política para as universidades públicas brasileiras, com foco em acordos mais simétricos, uso crítico das Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), ampliação da mobilidade virtual e presencial inclusiva, além da decolonização curricular. Assim, uma internacionalização comprometida com a pluralidade, a equidade e a transformação social.
Downloads
Referências
ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de. Nova cartografia social: territorialidades específicas e politização da consciência das fronteiras. In: ALMEIDA, Alfredo Wagner Berno de; FARIAS JÚNIOR, Emmanuel de Almeia. Povos e comunidades tradicionais. Nova cartografia social. Manaus: UEA Edições, p. 157-173, 2013.
BRASIL. CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. CAPES dobra o número de bolsas internacionais em dois anos. Brasília, 5 maio 2025. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/assuntos/noticias/capes-dobra-o-numero-de-bolsas-internacionais-em-dois-anos . Acesso em: 21 set. 2025.
CASTRO, Claudio Eduardo et al. Geografias fora do eixo: por outras geografias feitas com práxis territoriais. Londrina: Editora Liberdade/EDUEMA, 2022. DOI: https://doi.org/10.36599/edlib-2022.001
CHASI, Samia. Decolonial reflections on internationalisation of higher education: from thought to action. University World News, África, 30 out. 2021. Disponível em: https://www.universityworldnews.com/post.php?story=20211029133519895. Acesso em: 6 ago. 2025.
CICHOSKI, Pamela; RUBIN-OLIVEIRA, Marlize. Universidade, território e participação social. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 45, p. 24-53, 2022. DOI: https://doi.org/10.14393/RCT174502
CICHOSKI, Pamela; RUBIN-OLIVEIRA, Marlize. Universidade e Território: Aproximações por Meio da Investigação-Ação-Participativa. Fronteira: Journal of Social, Technological and Environmental Science, v. 13, n. 3, p. 62-77, 2024. DOI: https://doi.org/10.21664/2238-8869.2024v13i3.p62-77
DE WIT, Hans. Changing dynamics in international student circulation: meanings, push and pull factors, trends, and data. In: DE WIT, Hans et al. (org.). The dynamics of international student circulation in a global context. Rotterdam: Sense Publishers, 2008. p. 15-45. DOI: https://doi.org/10.1163/9789460911460_003
GROSFOGUEL, Ramón. Hacia un pluri-versalismo transmoderno decolonial. Tabula Rasa, n. 9, p. 199-216, 2008. DOI: https://doi.org/10.25058/20112742.345
HEDDING, David William; BREETZKE, Gregory. “Here be dragons!” The gross under‐representation of the Global South on editorial boards in Geography. The Geographical Journal, v. 187, n. 4, p. 331-345, 2021. DOI: https://doi.org/10.1111/geoj.12405
HELETA, Savo; CHASI, Samia. Rethinking and redefining internationalisation of higher education in South Africa using a decolonial lens. Journal of Higher Education Policy and Management, 45(3), 261-275, 2023. DOI: https://doi.org/10.1080/1360080X.2022.2146566
KNIGHT, Jane. Internationalization remodeled: Definition, approaches, and rationales. Journal of studies in international education, 8(1), 5-31, 2004. DOI: https://doi.org/10.1177/1028315303260832
KRENAK, Ailton. Ideias para adiar o fim do mundo. Editora Companhia das letras, 2019.
KRENAK, Ailton. A vida não é útil. São Paulo: Companhia das Letras, 2020.
LEAL, Fernanda G.; OREGIONI, Maria S. Aportes para Analizar la Internacionalización de la Educación Superior desde Latinoamerica: un enfoque crítico, reflexivo y decolonial. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v.5, p. 01-19, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/riesup.v5i0.8653635
LOURENÇO, Rosenery Loureiro; NERES, Celi Correa. Práticas sociais para uma internacionalização crítica e decolonial na universidade pública. Educar em Revista, v. 40, 2024. DOI: https://doi.org/10.1590/1984-0411.94759
MARQUES, Fabrício. Experiência encerrada: o programa de intercâmbio Ciência sem Fronteiras, que gastou R$ 13,2 bilhões, a maior parte com bolsas de graduação no exterior, deixa de existir. Revista Pesquisa FAPESP, São Paulo, n. 256, p. 27–29, jun. 2017.
NDLOVU-GATSHENI, Sabelo J. Internationalisation of higher education for pluriversity: A decolonial reflection. Journal of the British Academy, 9(s1), 77–98, 2021. DOI: https://doi.org/10.5871/jba/009s1.077
PESSONI, Rosemeire B.; PESSONI, Arquimedes. Internacionalização do ensino superior e a mobilidade acadêmica. Educação (UFSM), Santa Maria, v. 46, p. e43070, 2021. DOI: https://doi.org/10.5902/1984644443070
PRETTO, Nelson de Luca. Novas tecnologias e mediação pedagógica. In: LITWIN, Edith (org.). Tecnologias educativas e aprendizagem escolar. Porto Alegre: Artmed, 2001.
QUIJANO, Aníbal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. In: LANDER, Edgardo (org.). A colonialidade do saber: eurocentrismo e ciências sociais, Perspectivas latino-americanas. Buenos Aires: CLACSO, 2005. p.107-130.
RAHMAN, Mohammed Anisur; FALS-BORDA, Orlando. Romper el monopolio del conocimiento: situación actual y perspectivas de la Investigación-Acción participativa en el mundo. Análisis político, n. 5, p. 46-55, 1988.
RIBEIRO, Andréa Soares; FERNANDEZ, Fabiane Cristina; BRITO, Maria José Fernandes de. Aprendizagem colaborativa internacional online entre universidades brasileiras e argentinas: implicações para o ensino tecnológico. Revista Latino-Americana de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 14, n. 2, p. 1-24, maio/ago. 2023. Disponível em: https://portal.amelica.org/ameli/journal/455/4554730009/html/. Acesso em: 21 set. 2025.
SANTOS, Boaventura de Sousa. Para além do pensamento abissal: das linhas globais a uma ecologia de saberes. Novos estudos CEBRAP, p. 71-94, 2007. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-33002007000300004
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000.
SAQUET, Marcos. Uma Geografia (i)material voltada para a práxis territorial popular e descolonial. Revista Nera, v. 24, n. 57, p. 54-78, 2021. DOI: https://doi.org/10.47946/rnera.v0i57.8497
SAQUET, Marcos Aurelio. The Method of Coexistences in the University-Territory Interface. Perspectiva Geográfica, v. 28, n. 2, p. 1, 2023. DOI: https://doi.org/10.19053/01233769.15892
SOUZA, Diogo Bandeira de; SANTOS, Maria Walburga dos; DOIN, Rafael Romeiro. A proposta pedagógica curricular do Curso de Letras Indígena da Universidade Estadual de Ponta Grossa-PR: uma leitura decolonial. Revista e-Curriculum, São Paulo, v. 20, n. 2, p. 534-551, abr./jun. 2022. DOI: http://dx.doi.org/10.23925/1809-3876.2022v20i2p534-551
STEIN, Sharon; SILVA, Jhuliane Evelyn da. Desafios e complexidades para decolonizar a internacionalização em tempo de crises globais. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 22, n. 3, p. 546–566, jul./set. 2020. DOI: https://doi.org/10.20396/etd.v22i3.8659310
UNESCO – United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization. ICT in education. Paris: United Nations Educational, Scientific and Cultural Organization, 2007. Disponível em: https://uis.unesco.org/en/topic/ict-education. Acesso em: 6 ago. 2025.
UNESCO Internacional Institute for Higher Education in Latin America and the Caribbean (UNESCO‑IESALC). Moving minds: Opportunities and challenges for virtual student mobility in a post‑pandemic world. Caracas / Paris: UNESCO‑IESALC / UNESCO, 2022. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000380988?2 . Acesso em: 6 ago. 2025.
ZUIN, Antônio A. S.; BIANCHETTI, Lucídio. O produtivismo na era do" publique, apareça ou pereça": um equilíbrio difícil e necessário. Cadernos de Pesquisa, v. 45, p. 726-750, 2015. DOI: https://doi.org/10.1590/198053143294
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Silas Nogueira de Melo, Stefanie Zerba Monteiro

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.






















