Agricultura familiar camponesa

formas de existência em Mojuí dos Campos- PA

Auteurs-es

DOI :

https://doi.org/10.14393/RCT174419

Mots-clés :

Agricultura Familiar, Campesinato, Amazônia, Pluriatividade

Résumé

A pesquisa busca compreender o trabalho não agrícola entre camponeses. Para análise foi selecionada a comunidade Terra de Areia, localizada no município Mojuí dos Campos, na região do Baixo Amazonas paraense. A decisão por essa comunidade se deve pelas profundas transformações territoriais e institucionais em face do avanço do agronegócio da soja e do processo de reestruturação do tecido urbano regional.   Adota-se uma abordagem interdisciplinar e a adoção de métodos qualitativos e quantitativos. A partir da pesquisa de campo, verificou- se que as famílias camponesas que acionam atividades não agrícolas possuem restrição de terra, trabalho ou ambos.

Téléchargements

Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.

Biographies de l'auteur-e

  • Anderson Coelho Borges, Universidade Federal do Pará

    Doutorando em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) pela UFPA. Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo PPGDSTU pela UFPA. Graduado em Geografia pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

     

  • Ricardo Theophilo Folhes, Universidade Federal do Pará

    Doutor em Geografia pelo Instituto de Altos Estudos da América Latina, Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle em cotutela com o programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) da UFPA. Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU) do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da UFPA.

Téléchargements

Publié

2022-07-04

Numéro

Rubrique

Artigos

Comment citer

BORGES, Anderson Coelho; FOLHES, Ricardo Theophilo. Agricultura familiar camponesa: formas de existência em Mojuí dos Campos- PA. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 44 Abr., p. 414–436, 2022. DOI: 10.14393/RCT174419. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/62946. Acesso em: 23 sept. 2026.

Articles les plus lus du,de la,des même-s auteur-e-s