O lugar da vida - Comunidade e Comunidade Tradicional
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT91827067Mots-clés :
Comunidade, Comunidade Tradicional, Modos de vida, Cultura, IdentidadeRésumé
Apresentamos aqui uma proposta de conceituar e caracterizar a comunidade tradicional a partir de um diálogo com diferentes autores que abordam esse tema. Partindo de uma discussão sobre o conceito de comunidade, de sua presença marcada, desejada e até mesmo contraditória no mundo atual, vamos nos aproximando do entendimento de comunidade tradicional como o lugar humano da vida. O lugar social arrancado da natureza, ou nela encravado, no qual as pessoas se reúnem para viver suas vidas e dar um sentido a elas. Comunidade é o lugar da escolha, onde os grupos humanos livremente se congregam. A comunidade tradicional possui uma identidade e uma vocação caracterizada pela: transformação/convivência únicos com a natureza; autonomia; autoctonia; memória de lutas passadas e histórias atuais de resistência e a experiência partilhada de viver em territórios cercados e ameaçados pelas atuais formas de uso, ocupação e organização das sociedades atuais.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2014-07-11
Numéro
Rubrique
6 - Educação do campo: concepções práticas de educação popular
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
BRANDÃO, Carlos Rodrigues; BORGES, Maristela Correa. O lugar da vida - Comunidade e Comunidade Tradicional. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 18 Jun., 2014. DOI: 10.14393/RCT91827067. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/27067. Acesso em: 9 févr. 2026.






















