A experiência da escola família agrícola de Quixabeira, no semiárido baiano
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT91924551Mots-clés :
EFA, Pedagogia da Alternância, Educação do CampoRésumé
No momento atual, o debate sobre Educação do Campo está ganhando visibilidade, espaço e algumas conquistas. No entanto, ainda permeia uma dicotomia entre a educação urbana e rural, sendo esta última considerada dependente da primeira, mesmo com o avanço das pesquisas em educação do campo, continuamos refém dessa problemática epistemológica e conceitual da relação campo-cidade, pedagogia rural - pedagogia urbana. O objetivo deste trabalho não é aprofundar discussões relacionada a essa problemática, mas apresentar experiências exitosas de Educação do Campo no interior da Bahia, que estabelece uma relação com campo e com práticas pedagógicas contextualizadas e locais, sem perder de vista o estabelecimento de novas relações com espaço urbano no âmbito local, regional, nacional e global. Experiências pedagógicas diferenciadas e o conhecimento produzido em espaços educativos contextualizados, em especial realizadas através das Escolas Famílias Agrícolas, são fundamental para formação de sujeito e educadores do campo, desprendidos de preconceitos, sem visões deturpadas e ingênuas do espaço rural.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2014-10-31
Numéro
Rubrique
Relato de experiência
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
NOVAIS, Marcos Paulo Souza. A experiência da escola família agrícola de Quixabeira, no semiárido baiano. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 19 Out., p. 531–543, 2014. DOI: 10.14393/RCT91924551. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24551. Acesso em: 15 déc. 2025.






















