A experiência da escola família agrícola de Quixabeira, no semiárido baiano
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCT91924551Palavras-chave:
EFA, Pedagogia da Alternância, Educação do CampoResumo
No momento atual, o debate sobre Educação do Campo está ganhando visibilidade, espaço e algumas conquistas. No entanto, ainda permeia uma dicotomia entre a educação urbana e rural, sendo esta última considerada dependente da primeira, mesmo com o avanço das pesquisas em educação do campo, continuamos refém dessa problemática epistemológica e conceitual da relação campo-cidade, pedagogia rural - pedagogia urbana. O objetivo deste trabalho não é aprofundar discussões relacionada a essa problemática, mas apresentar experiências exitosas de Educação do Campo no interior da Bahia, que estabelece uma relação com campo e com práticas pedagógicas contextualizadas e locais, sem perder de vista o estabelecimento de novas relações com espaço urbano no âmbito local, regional, nacional e global. Experiências pedagógicas diferenciadas e o conhecimento produzido em espaços educativos contextualizados, em especial realizadas através das Escolas Famílias Agrícolas, são fundamental para formação de sujeito e educadores do campo, desprendidos de preconceitos, sem visões deturpadas e ingênuas do espaço rural.Downloads
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Publicado
31-10-2014
Como Citar
NOVAIS, M. P. S. A experiência da escola família agrícola de Quixabeira, no semiárido baiano. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 19 Out., p. 531–543, 2014. DOI: 10.14393/RCT91924551. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24551. Acesso em: 29 out. 2024.
Edição
Seção
Relato de experiência
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