A experiência da escola família agrícola de Quixabeira, no semiárido baiano

Autores

  • Marcos Paulo Souza Novais Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT91924551

Palavras-chave:

EFA, Pedagogia da Alternância, Educação do Campo

Resumo

No momento atual, o debate sobre Educação do Campo está ganhando visibilidade, espaço e algumas conquistas. No entanto, ainda permeia uma dicotomia entre a educação urbana e rural, sendo esta última considerada dependente da primeira, mesmo com o avanço das pesquisas em educação do campo, continuamos refém dessa problemática epistemológica e conceitual da relação campo-cidade, pedagogia rural - pedagogia urbana. O objetivo deste trabalho não é aprofundar discussões relacionada a essa problemática, mas apresentar experiências exitosas de Educação do Campo no interior da Bahia, que estabelece uma relação com campo e com práticas pedagógicas contextualizadas e locais, sem perder de vista o estabelecimento de novas relações com espaço urbano no âmbito local, regional, nacional e global. Experiências pedagógicas diferenciadas e o conhecimento produzido em espaços educativos contextualizados, em especial realizadas através das Escolas Famílias Agrícolas, são fundamental para formação de sujeito e educadores do campo, desprendidos de preconceitos, sem visões deturpadas e ingênuas do espaço rural.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcos Paulo Souza Novais, Universidade do Estado da Bahia

Professor Assistente do curso de Licenciatura em Geografia do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado da Bahia, campus IV - Jacobina/Bahia, mestre em Geografia pela Universidade Federal da Bahia, atua com os componentes de Prática de Ensino e Estágio em Geografia, Dinâmica das Paisagens, Recursos Hídricos e Educação Ambiental.

Downloads

Publicado

31-10-2014

Como Citar

NOVAIS, M. P. S. A experiência da escola família agrícola de Quixabeira, no semiárido baiano. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 19 Out., p. 531–543, 2014. DOI: 10.14393/RCT91924551. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/24551. Acesso em: 3 jan. 2025.

Edição

Seção

Relato de experiência