Representações sobre ruralidade no Brasil: uma análise do programa Globo Rural
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT91723667Mots-clés :
Novas ruralidades, Novo rural, Representações do rural, Comunicação, Globo RuralRésumé
Este artigo aborda a emergência de novas representações do mundo rural contemporâneo no contexto brasileiro. O foco reside na compreensão de um processo de ressignificação das ruralidades a partir de uma interpretação sobre os discursos que retratam o rural na mídia especializada. Para tanto, propõe-se uma análise das representações sociais produzidas em um tradicional programa dedicado a este tema: o Globo Rural. O objetivo é discutir o entendimento das ruralidades contemporâneas tais quais essas são reconstruídas por um produto de comunicação de massa. Os resultados apontam para a predominância de um referencial agrícola nas representações televisivas do meio rural, ratificando a tradicional dimensão agropecuária que marca fortemente o rural brasileiro. Não obstante, nota-se igualmente a incorporação de novos registros, os quais sugerem a emergência de um novo rural socioambiental.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2014-05-06
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
LOOSE, Eloisa Beling; NIEDERLE, Paulo André. Representações sobre ruralidade no Brasil: uma análise do programa Globo Rural . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 9, n. 17 Abr., p. 695–714, 2014. DOI: 10.14393/RCT91723667. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/23667. Acesso em: 7 déc. 2025.






















