Eletroestratégias: as pequenas centrais hidrelétricas e os meandros do setor elétrico brasileiro
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT81619864Mots-clés :
Pequenas Centrais Hidrelétricas, Setor elétrico, EletroestratégiasRésumé
As eletroestratégias podem ser definidas como um conjunto heterogêneo de discursos, de mecanismos jurídico-formais e de ações ditas empreendedoras e sustentáveis. Abrangem tanto estudos em prol do setor elétrico como suas oscilações de mercado e suas tendências, bem como de ajustes nas legislações ambiental e tributária, visando beneficiar o setor elétrico. A partir do conceito de eletroestratégia e das diferentes normativas brasileiras buscou-se evidenciar os interesses por trás das diferentes mudanças de legislação do setor elétrico, as políticas orientadas para este setor e a flexibilização da legislação ambiental. Seguindo essa mesma lógica, o Paraná tem sido alvo de um "alagamento" de Pequenas Centrais Hidrelétricas (PCHs), visando à produção de energia. Essa grande quantidade de barramentos se dá principalmente em virtude de as PCHs disporem de uma série de vantagens para serem implantadas, indo desde programas governamentais de financiamento até mudanças na legislação tanto do setor elétrico quanto do ambiental, permitindo que se faça um comparativo dos desdobramentos das eletroestratégias no caso das PCHs do Paraná.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2013-08-19
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
ALBUQUERQUE, Ralph de Medeiros; MORAES, George Guimarães de. Eletroestratégias: as pequenas centrais hidrelétricas e os meandros do setor elétrico brasileiro . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 8, n. 16 Ago., p. 379–398, 2013. DOI: 10.14393/RCT81619864. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/19864. Acesso em: 21 déc. 2025.






















