O que teve de reforma agrária no Governo Lula?
DOI :
https://doi.org/10.14393/RCT61213468Mots-clés :
Assentamentos rurais, Políticas de obtenção, Reforma agrária, Estrutura fundiária, TerritórioRésumé
Compreender as transformações territoriais é elemento importante para o conhecimento geográfico, sobretudo quando relacionadas a questões estruturais como a questão agrária. Neste sentido, a obtenção de terras para a reforma agrária nos possibilita compreender parte destas transformações, representadas pela territorialização da agricultura camponesa nos assentamentos rurais, que são resultados concretos da luta pela terra que impulsionam as políticas de reforma agrária em nosso país. A renovação da estrutura fundiária é fundamental na conceituação da reforma agrária, que prevê também avanços econômicos, sociais, políticos, ambientais, etc. Classificado como país com um dos índices de concentração de terra mais elevados do mundo, o governo brasileiro procura fundamentar suas ações de modo a ter nas desapropriações de terra o caráter principal da reforma agrária. No entanto, novas políticas vêm sendo utilizadas gradualmente na obtenção dos assentamentos rurais, em um processo que Fernandes (2010) chamou de reconceitualização da reforma agrária. Buscamos com este estudo entender melhor a obtenção de terras para a reforma agrária e suas implicações no território brasileiro, a fim de compreendê-lo em suas multiplicidades.Téléchargements
Les données de téléchargement ne sont pas encore disponible.
Téléchargements
Publié
2011-08-09
Numéro
Rubrique
Artigos
Licence
© Revista Campo-Território 2022

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution - Pas d'Utilisation Commerciale - Pas de Modification 4.0 International.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Comment citer
SANTOS, Rafael Oliveira Coelho. O que teve de reforma agrária no Governo Lula? . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 6, n. 12 Ago., p. 63–78, 2011. DOI: 10.14393/RCT61213468. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/13468. Acesso em: 6 févr. 2026.






















