Diálogos de saberes: encontros e interações na pesquisa sobre o mundo rural

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT195375258

Palabras clave:

Carlos Rodrigues Brandão, Pesquisa Participante, trabalho de campo, mundo rural

Resumen

A ideia de construir este dossiê temático sobre "Trabalho de Campo e a Pesquisa Participante: a contribuição de Carlos Rodrigues Brandão" surgiu ainda durante a sua vida no início de 2023. O objetivo foi de publicizar investigações empíricas e/ou teóricas que refletissem sobre a importância desse pensador contemporâneo nas diferentes experiências realizadas no campo. Carlos Rodrigues Brandão foi professor, autor, poeta, escritor, pesquisador e atuou na fronteira entre a Antropologia, a Geografia, a Pesquisa Participante, a Etnografia e a Educação Popular. Sua obra acadêmica, as etnografias realizadas e publicadas, os projetos de pesquisas em diversas regiões do Brasil junto as comunidades tradicionais rurais, as muitas orientações de mestrado e doutorado em diversas universidades do Brasil e fora dele, os escritos e pesquisas de campo tem sido fundamentais para os estudos rurais no Brasil e na América Latina.  Além das considerações iniciais apresentadas pelos organizadores sobre a trajetória e contribuição acadêmica de Brandão, a Edição em sua homenagem reúne outros 10 artigos e 3 relatos de experiências, estudos desenvolvidos por uma variedade de professores, mestres, doutores e estudantes, oriundos de diferentes áreas das Ciências Humanas e Sociais, todos destacando a importância de conduzir a pesquisa com princípios éticos, cuidado, descrição detalhada e um profundo senso de responsabilidade na relação entre pesquisador e pesquisado. A obra de Brandão nos convida a refletir sobre a importância de reconhecer e valorizar a complexidade dos saberes humanos, de reconhecer a natureza como sujeito de direitos e a interconexão entre teoria e prática.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Andréa Maria Narciso Rocha de Paula, Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES)

Doutora em Geografia Humana. Cientista Social. Professora efetiva, lotada no Departamento de Política e Ciências Sociais UNIMONTES-MG. Professora no curso de Ciências Sociais. Docente do quadro permanente no Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social/PPGDS-UNIMONTES e Professora colaboradora no Programa de Pós Graduação associado UFMG/UNIMONTES em Sociedade, Ambiente e Território. Líder do grupo de pesquisa OPARÁ-MUTUM- Estudos e pesquisas sobre migrações e comunidades tradicionais no Rio São Francisco/Unimontes-CNPq. Coordenadora do NIISA/Núcleo Interdisciplinar em Investigação Socioambiental/CNPq-UNIMONTES. Pesquisadora da Nova Cartografia Social da Amazônia. Foi membro e coordenadora da Câmara de Assessoramento em Ciências Sociais Aplicadas- CSA–FAPEMIG (2013/2017). Bacharel e Especialista em Ciências Sociais pela UNIMONTES. Experiência em Geografia Humana, Sociologia e Antropologia rural, metodologia qualitativa, atuando nos seguintes temas: comunidades tradicionais ribeirinhas, migrações campo-cidade, sertões roseanos, metodologias qualitativas, nova cartografia social. Foi coordenadora do Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Social - UNIMONTES (2019/2021). Membro da Sociedade Brasileira para Progresso da Ciência da Ciência/SBPC.

João Cleps Junior, Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

Bolsista de Produtividade em Pesquisa 2/CNPq. Graduado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Unesp de Presidente Prudente (1984) e Mestrado e Doutorado em Geografia [Área de Concentração em Organização do Espaço pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP/Rio Claro. Atualmente é professor Titular do Instituto de Geografia e Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal de Uberlândia (2004-2005 e 2015-2017). Coordena o Laboratório de Geografia Agrária - LAGEA e o Núcleo de Estudos Agrários e Territoriais - NEAT [Diretório de Grupo de Pesquisa - CNPq]. É membro pesquisador da Rede de Pesquisa DATALUTA e coordenador da Pesquisa DATALUTA em Minas Gerais desde 2005. É Editor-chefe do periódico Campo-Território: Revista de Geografia Agrária (ISSN 1809-6271). Pesquisador Mineiro - Nível A (2015-2017] Atua na área de Geografia Humana, com ênfase em Geografia Agrária e Geografia Econômica, com pesquisas nos seguintes temas: Reforma Agrária; Agricultura e Meio Ambiente; Produção Camponesa e Agronegócio.

Publicado

2024-04-14

Cómo citar

PAULA, A. M. N. R. de; CLEPS JUNIOR, J. Diálogos de saberes: encontros e interações na pesquisa sobre o mundo rural. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 19, n. 53, p. 1–15, 2024. DOI: 10.14393/RCT195375258. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/75258. Acesso em: 22 nov. 2024.

Artículos más leídos del mismo autor/a

<< < 1 2 3 4 5 6