Agricultura familiar camponesa

formas de existência em Mojuí dos Campos- PA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT174419

Resumen

Agricultores familiares camponeses buscam solucionar seus problemas produtivos e reprodutivos por meio da produção rural extrativa, agrícola e não agrícola. Objetiva-se analisar o processo de tomada de decisão da família camponesa em buscar ou não o trabalho não agrícola. Para isso, por meio de uma abordagem interdisciplinar, lançou-se mão de métodos qualitativos e quantitativos para a análise do fenômeno da pluriatividade na comunidade de Terra de Areia, município de Mojuí dos Campos, na região do Baixo Amazonas paraense. Á luz da teoria do investimento camponês identificou-se um padrão entre as famílias camponesas que acionam atividades não agrícolas. Estas possuem restrição de terra, trabalho ou ambos.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Anderson Coelho Borges, Universidade Federal do Pará

Doutorando em Desenvolvimento Socioambiental pelo Programa de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido- (PPGDSTU) pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Mestre em Planejamento do Desenvolvimento pelo rograma de Pós Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido- (PPGDSTU) pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Graduado em Geografia pela Universidade da Amazônia (UNAMA).

 

Ricardo Theóphilo Folhes, Universidade Federal do Pará

– Doutor em Geografia pelo Instituto de Altos Estudos da América
Latina, Universidade Paris 3 Sorbonne Nouvelle em cotutela com o programa de Pós-Graduação
em Ciências Ambientais (PPGCA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Coordenador do
Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU)
do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Publicado

2022-07-04

Cómo citar

COELHO BORGES, A.; THEÓPHILO FOLHES, R. . Agricultura familiar camponesa: formas de existência em Mojuí dos Campos- PA. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 17, n. 44 Abr., p. 414–436, 2022. DOI: 10.14393/RCT174419. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/62946. Acesso em: 22 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos