De espaço de vida da trajetória camponesa a território do agronegócio

o caso do município de Vera, MT

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164105

Resumen

O estudo busca tratar do território ocupado no município de Vera, MT, durante o processo de expansão capitalista. A ocupação inicial deveu-se à expansão da fronteira agrícola capitalista ao Centro-Oeste e Amazônia e ocorreu em diversas fases, gerando profundas implicações socioambientais. Muitos campesinos para lá se dirigiram, necessitando abrir espaços para se instalarem. Na sequência, a exploração madeireira impulsionou a chegada de novos migrantes quando parte da força de trabalho do campo foi deslocada à extração de madeira. A atividade foi intensa nas décadas de 1980 e 1990, movimentando os espaços rurais e a cidade com diversas indústrias de beneficiamento. Em período mais recente (2000 em diante), ocorreu a apropriação do território pelo agronegócio ligado às corporações de commodities, trazendo implicações econômicas e sociais à população da pequena cidade e mesmo à agricultura camponesa. A supressão da floresta com a finalidade de desenvolvimento da agricultura comercial de grãos ocasionou enorme degradação ao bioma e, ao mesmo tempo, inseriu a alienação do território ao mundo corporativo. Assim sendo, a perspectiva de renda e trabalho se dá, quase em sua totalidade vinculada a agricultura comercial de larga escala

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Renata Maria da Silva, Universidade do Estado de Mato Grosso

Licenciada em Geografia, Mestre em Geografia pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), professora da Educação Básica, Vera, MT – Secretaria de Estado de Educação de Mato Grosso (SEDUC – MT).

Aumeri Carlos Bampi, Universidade do Estado de Mato Grosso

Filósofo, Doutor em Filosofia e Ciências da Educação pela Universidade de Santiago de Compostela (USC), Espanha. Possui pós-doutorado em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo (USP). Docente da Faculdade de Educação e Linguagem e dos Programas de Pós-Graduação em Ciências Ambientais (PPGCA) e Geografia (PPGEO) da UNEMAT. 

José Aldair Pinheiro, Universidade do Estado de Mato Grosso

Filósofo. Professor de História. Mestre e Doutorando em Ciências Ambientais pela Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Docente na E. E. Professora Edeli Mantovani. Sinop, MT.

Publicado

2021-08-06

Cómo citar

SILVA, R. M. da; BAMPI, A. C.; PINHEIRO, J. A. De espaço de vida da trajetória camponesa a território do agronegócio: o caso do município de Vera, MT. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 41 Ago., p. 93–122, 2021. DOI: 10.14393/RCT164105. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/60011. Acesso em: 15 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos

Artículos más leídos del mismo autor/a