A execução do PNAE em três municípios no território sul litorâneo do Espírito Santo

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164104

Resumen

O Programa Nacional de Alimentação Escolar - PNAE é uma política que estimula a inserção dos produtos da agricultura familiar no cardápio escolar, por intermédio de entidades executoras, de forma individual ou coletiva. O objetivo do artigo foi analisar os problemas e potencialidades na execução da compra da agricultura familiar em três municípios do território Sul Litorâneo do Espírito Santo (Anchieta, Iconha, Rio Novo do Sul). A metodologia utilizou dados quantitativos e qualitativos por meio de análises de documentos disponibilizados pelas prefeituras, organizações de agricultores, ATER e trinta e nove pessoas entrevistadas (individual e grupo focal). Percebeu-se que o PNAE avançou nestes municípios, sendo que todos adquirem o mínimo de 30% exigido pela lei, chegando a 100%. Porém, foram verificadas necessidades de melhoria nas chamadas públicas, no cumprimento dos contratos, nos preços e no respeito à sazonalidade dos produtos, e nas articulações entre envolvidos, inclusive internamente às organizações da agricultura familiar.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Suely Ferreira da Cruz, Instituto Capixaba de Pesquisa

Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Extensão pela Universidade Federal de Lavras (2017). Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2013), onde atuou em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Técnica em Agropecuária (2007) pela Escola Agrotécnica Federal de São João Evangelista (atual IFMG). Atua desde 2013 como servidora do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural como Técnica em Desenvolvimento Rural, desenvolvendo trabalhos de assistência técnica e extensão rural. 

Thiago Rodrigo de Paula Assis, Universidade Federal de Lavras

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Lavras (2002), mestrado em Administração pela Universidade Federal de Lavras (2005) e doutorado em ciências sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2009). Trabalhou no Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária em Minas Gerais (2006-2010) e como Professor Adjunto do Instituto de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Minas Gerais (mar/set 2010). Atualmente é Professor Associado da Universidade Federal de Lavras, coordenador do Núcleo de Estudos Multidisciplinares em Agroecologia e Agricultura Familiar e pesquisador do Núcleo de Pesquisa e Apoio à Agricultura Familiar Justino Obers. É coordenador e professor do Mestrado Profissional em Desenvolvimento Sustentável e Extensão. Tem experiência na área de Extensão Rural e Sociologia Rural, atuando principalmente nos seguintes temas: agricultura familiar, desenvolvimento rural, políticas públicas.

Publicado

2021-08-06

Cómo citar

FERREIRA DA CRUZ, S.; RODRIGO DE PAULA ASSIS, T. . A execução do PNAE em três municípios no território sul litorâneo do Espírito Santo. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 41 Ago., p. 69–92, 2021. DOI: 10.14393/RCT164104. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/59975. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos