Produção da laranja no principal cinturão citrícola brasileiro: perfil e a concorrência com outras culturas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT164306

Resumen

O objetivo deste trabalho foi identificar dentro do principal cinturão citrícola brasileiro – estado de São Paulo e o Triangulo/Sudoeste Mineiro – a percepção do produtor de laranja com relação a substituição da cultura por outra dentro de sua propriedade. Em 922 propriedades, estratificadas em número de plantas: até 20.000; 20.001 a 100.000 e mais que 100.000, divididas em 12 regiões e 5 setores, foram realizadas 260 entrevistas – uma em cada propriedade.  Com 93 % de nível de confiança e 5 % de erro amostral, foi identificado que: a produção de laranja dentro da região pesquisada, é composta em sua maioria por produtores ainda de pequeno porte (menor que 20.000 plantas), com baixa produtividade por hectare, e pouca sofisticação nos métodos de controle dos custos de produção. A pesquisa identificou equilíbrio na presença da laranja com outras culturas nas propriedades, além do que, o produtor tem a percepção que a laranja, foi nas últimas safras, mais rentável que as culturas presentes em sua região, e, por isso, não pretende, substituir a cultura cítrica por outra.  Em caso de troca, a cana- de- açúcar é a cultura preferida por parte dos produtores – sobretudo nas regiões ao centro e norte do cinturão citrícola brasileiro.

Palavras- chave: regiões. setores.  propriedades citrícolas. laranja. cana-de- açúcar

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Gerônimo Guerreiro Neto, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho"

Mestrado pela Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”, Jaboticabal, SP.

Sérgio Rangel Fernandes Figueira , Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Possui graduação em Economia pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado em Ciência Econômica pela Universidade Estadual de Campinas (1999) e doutorado em Ciências (Economia Aplicada) pela Universidade de São Paulo (2005). Atualmente é professor assistente doutor - FCAV-UNESP-Jaboticabal, lecionando as disciplinas de Economia Brasileira, Metodologia Científica e Fundamentos de Economia para os cursos de graduação de Administração, Agronomia, Zootecnia e Veterinária. Integra também, o corpo docente do curso de Mestrado Profissional em Administração, lecionando a disciplina de Análise Setorial e Competitividade. Atua também como pesquisador colaborador no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Alimentação (NEPA). Atua nos seguintes temas de pesquisa: oferta e demanda de produtos agroindustriais.

Publicado

2022-02-22

Cómo citar

GUERREIRO NETO, G.; RANGEL FERNANDES FIGUEIRA , S. . Produção da laranja no principal cinturão citrícola brasileiro: perfil e a concorrência com outras culturas . Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 16, n. 43 Dez., p. 129–149, 2022. DOI: 10.14393/RCT164306. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/59680. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos