Educación del campo como un proceso de resistencia

la experiencia del PRONERA en la Universidad Estatal Vale do Acaraú, estado del Ceará

Autores/as

  • Aldiva Sales Diniz Universidade Estadual Vale do Acaraú

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCT143213

Resumen

Resumo

Este artigo traz considerações acerca da Educação do Campo a partir de uma experiência do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (PRONERA) vinculado ao recém extinto Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Inicialmente apresentamos um rápido resgate histórico da luta pela Educação do Campo, em seguida expomos as experiências de dois programas realizados na Universidade Estadual Vale do Acaraú, em Sobral, Estado do Ceará. A primeira experiência foi realizada através de um curso de educação voltado para jovens e adultos nas áreas de Assentamentos de Reforma Agrária. Este curso aconteceu com 73 turmas de alfabetização de Jovens e adultos em 42 Assentamentos de Reforma Agrária na Região Norte do Ceará. A segunda experiência se deu através de um Curso de Segunda nas Áreas de Ciências Humanas e Sociais: (Licenciatura em Geografia; Licenciatura em História); com o objetivo de habilitar professores e professoras e outros profissionais da educação com formação inicial em pedagogia ou em outra licenciatura que estivessem morando em áreas de Assentamentos de Reforma Agrária.

Palavras-chave: Educação do Campo; PRONERA; Movimentos sociais camponeses.

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Publicado

2019-09-02

Cómo citar

DINIZ, A. S. Educación del campo como un proceso de resistencia: la experiencia del PRONERA en la Universidad Estatal Vale do Acaraú, estado del Ceará. Revista Campo-Território, Uberlândia, v. 14, n. 32 Abr., 2019. DOI: 10.14393/RCT143213. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/campoterritorio/article/view/48053. Acesso em: 22 jul. 2024.

Número

Sección

Artigos